FAXINA E PLANTIO

Publicado em: 12/09/2014 00:00

Alunos da rede municipal de ensino de Bocaina participaram nos períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira de uma faxina ecológica seguida do plantio de cerca de 100 mudas de espécies nativas nas margens do rio Jacaré Pepira, próximo à ponte da fazenda Bateia. O local é o ponto mais procurado do rio no município por pescadores e visitantes. Perto dali, fica um condomínio de ranchos de veraneio que costuma receber um grande número de pessoas aos finais de semana.

`Infelizmente, algumas pessoas que utilizam as margens do rio para seus momentos de lazer não têm a consciência de manter preservado esse local. Ações como essa de hoje certamente ajudarão a fazer com que essas crianças se transformem em adultos mais conscientes do que muitos que temos hoje em relação à necessidade de preservação da natureza`, disse o prefeito José Carlos Soave (PSB), que no período da manhã participou da ação nas margens do rio.

As atividades no local encerraram a programação elaborada pela diretoria de Meio Ambiente pelo celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagos e Praias, celebrado neste sábado.

Na quarta-feira foram realizadas palestras no centro cultural Cine Jequitibá para os alunos do ensino fundamental do município abordando a importância para a vida humana e de outras espécies da preservação das fontes de água doce do planeta. Também na quarta-feira, a Cemei Santa Rita de Cássia realizou o encerramento da quinta etapa do ano do programa Óleo Amigo, que recolhe óleo usado de cozinha junto às mães das crianças matriculadas na unidade. O produto é vendido para empresa da própria cidade e o dinheiro revertido para a compra de brindes para serem sorteados entre os alunos e material pedagógico para a escola. Nas cinco etapas deste ano do programa foram coletados mil litros de óleo usado.

O óleo de cozinha, quando descartado diretamente na pia, torna-se um dos principais poluentes dos cursos d´água.

`Parabenizo a direção da Cemei Santa Rita e das demais escolas municipais que também realizam esse programa. É um programa que, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar as águas dos córregos que desembocam no Jacaré Pepira, educa desde cedo para a importância da preservação ambiental`, disse Déborah.