ÓLEO AMIGO

Publicado em: 11/09/2014 00:00

Ao encerrar nesta quarta-feira a sua quinta etapa do ano, o projeto de educação ambiental desenvolvido pela Cemei Santa Rita de Cássia denominado Óleo Amigo, que consiste na entrega pelas mães das crianças matriculadas na unidade do óleo de cozinha usado em suas residências, completou mil litros recolhidos do produto. Cada etapa do programa é encerrada quando são completados 200 litros de óleo usado coletados.

O produto depois é vendido a uma empresa do município que o reutiliza em seu processo industrial e com o dinheiro obtido são adquiridos brindes para serem sorteados entre as crianças, além de materiais pedagógicos para a escola.

O encerramento da quinta etapa do programa foi incluído pela diretoria de Meio Ambiente do município na programação pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagos e Praias, que será celebrado no próximo sábado.

`É sabido que o óleo de fritura usado é um dos principais poluentes dos cursos d´água. Programas como esse ajudam a minimizar esse tipo de poluição, encaminhando o produto para reutilização ao invés de descartá-lo diretamente na pia`, afirma a diretora de Meio Ambiente, Deborah Cristina Granai.

A diretora da Cemei Santa Rita de Cássia, Andréia Jacob Ramos, diz que, apesar da pouca idade, as crianças da Cemei têm atuado como multiplicadoras da idéia de preservação da natureza ajudando a evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha usado.

`Tenho relatos de mães que foram advertidas pelos filhos quando tentaram descartar o óleo usado diretamente na pia`, afirma a diretora.

Palestras

Também como parte da programação pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagos e Praias, os alunos das escolas de ensino fundamental Maristela Marta Moretto e Deputado Leônidas Pacheco Ferreira assistiram nesta quarta-feira palestras versando sobre a importância da preservação dos rios e os riscos para a vida humana representado pela contaminação das reservas de água doce do planeta. O palestrante foi o educador ambiental Gérson Luís Tadeu Solano, que atua na unidade regional da Sabesp em Botucatu. Após cada palestra, realizadas nos períodos da manhã e da tarde, os alunos assistiram a um desenho animado produzido pela companhia de saneamento mostrando todo o ciclo da água até chegar às torneiras das residências.

Encerrando a programação elaborada pela diretoria de Meio Ambiente, os alunos das duas escolas participam na próxima sexta-feira, também no períodos da manhã e da tarde, de faxina ecológica nas margens do rio Jacaré Pepira, quando serão recolhidos produtos como garrafas pets, sacolas plásticas, entre outros, que são deixados no local por pescadores e visitantes. Além da faxina, também será realizado o plantio de cerca de cem mudas de espécies nativas nas margens do rio.