Limpeza de rios e praias

Publicado em: 09/09/2014 00:00

Atividades são em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Lagos, no próximo sábado. Alunos também farão plantio de mudas nativas às margens do rio.

A diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bocaina realiza nesta semana palestras e trabalho de limpeza nas margens do rio Jacaré Pepira, próximo à ponte da fazenda Batéia, onde também serão plantadas cerca de 100 mudas de espécies nativas. As atividades acontecem em razão do Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagos e Praias, celebrado no próximo sábado (13).

Na próxima quarta-feira, os alunos do ensino fundamental das escolas municipais Maristela Marta Moretto e Deputado Leônidas Pacheco Ferreira assistirão palestras nos períodos da manhã e da tarde, no centro cultural Cine Jequitibá, tratando da importância da preservação de rios e lagos e as conseqüências para a vida humana da contaminação das fontes de água no planeta. As palestras acontecem às 8h30 e 13h30, e serão proferidas pelo educador ambiental Gérson Luís Tadeu Solano, da unidade regional da Sabesp em Botucatu.

Na sexta-feira, também as 8h30 e 13h30, os alunos das duas escolas serão levados para as margens do rio Jacaré Pepira para a realização de faxina ecológica, com o recolhimento de material descartado no local por pescadores e visitantes. Nos finais de semana, o córrego da Bocaina, que desemboca no rio próximo à ponte da fazenda Batéia, é bastante procurado por banhistas, que acabam muitas vezes descartando no local materiais como garrafas pets, sacolas plásticas, entre outros.

`Temos os tambores de lixo que são disponibilizados pela Prefeitura junto às cabeceiras da ponte, e que semanalmente são recolhidos pelo nosso serviço de coleta, mas infelizmente alguns frequentadores ainda deixam nas margens do córrego e do rio boas quantidades de lixo`, diz a diretora de Meio Ambiente, Déborah Cristina Granai.

No ano passado, a faxina ecológica foi realizada com a utilização de barcos por voluntários convidados pela prefeitura, que desceram realizando o recolhimento de materiais desde ponte próxima ao município de Dourado até a ponte da Batéia. `Este ano, como o rio encontra-se muito baixo devido à prolongada ausência de chuvas, por segurança achamos melhor realizar a limpeza somente nas margens, próximo à ponte da Batéia, onde fica também um condomínio de ranchos bastante freqüentados nos finais de semana`, disse Déborah, ressaltando o caráter educativo da ação com os alunos das escolas municipais.

Depois de recolhimento dos materiais, os alunos farão também o plantio de cerca de 100 mudas nativas às margens do rio, quando receberão informações sobre a importância da preservação da mata ciliar para a preservação da vida nos rios.