BRIGADA DE INCÊNDIO

Publicado em: 08/08/2014 00:00

O novo caminhão-pipa recebido por Bocaina nesta quarta-feira do governo do Estado vai acelerar a implantação da Brigada de Incêndio do município.

Uma equipe de sete funcionários municipais já recebeu treinamento dos batalhões do Corpo de Bombeiros de Jaú e de Ibitinga e da Defesa Civil estadual para atuar como brigadistas. O município agora está providenciando a aquisição dos equipamentos de trabalho da equipe, como bomba costal para 20 litros de água, abafadores, enxadas e enxadões, macacões e botas anti-chamas e ferramentas.

A diretora de Meio Ambiente do município, Déborah Cristina Granai, explica que o curso realizado pela equipe foi direcionado à atuação em queimadas, como de pastagens, por exemplo, e que após o período eleitoral, um novo curso será realizado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros voltado ao combate a incêndios em construções. `Nesse período de estiagem, principalmente, são comuns os casos de queimadas em pastagens do município. O treinamento que os brigadistas receberam vai possibilitar uma atuação mais rápida e eficiente nesse tipo de ocorrência`, diz a diretora.

O diretor municipal de Agricultura e Transporte, Sebastião Simões Mathias, afirma que com o novo caminhão-pipa a Brigada de Incêndio terá melhores condições de atuar em queimadas de maiores proporções, já que o equipamento pode transportar até 18 mil litros de água, o dobro da capacidade transportada pelo caminhão antigo.

`Quando tivemos que combater algumas queimadas maiores foi preciso recorrer aos caminhões tanque da Usina Tonon Bionergia. Com o novo caminhão, e mais o suporte que pode ser dado pelo caminhão antigo, não teremos mais essa necessidade`, disse Mathias.