VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS

Publicado em: 31/07/2014 00:00

A Prefeitura de Bocaina foi informada através de ofício da secretaria estadual da Saúde sobre a revisão do calendário da vacinação antirrábica de cães e gatos, que tradicionalmente é realizada entre os meses de agosto e setembro. O documento solicita a adequação do cronograma de vacinação no município para a realização da campanha no quarto trimestre (outubro/dezembro).

No ofício, a secretaria explica que os fornecedores da vacina ao governo federal alteraram os cronogramas de entrega do produto, e que os estoques de vacinas existentes no Ministério da Saúde seriam distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva. Considerando que o estado de São Paulo não se encaixa nessa situação e que não existe, até o momento, a garantia de recebimento da vacina para o atendimento dos cronogramas já estabelecidos pelos municípios, a secretaria solicitou aos mesmos a adequação de seus cronogramas de vacinação.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Bocaina, Carlos Alberto Baccarin Jr, disse que o cronograma da vacinação no município estava pronto, aguardando apenas o recebimento das doses da vacina para o início do trabalho a partir do mês de agosto. `No ano passado, a vacinação no município teve início em agosto e se estendeu até a primeira semana de setembro. A ideia era que este ano o trabalho fosse realizado nesse mesmo período, mas quem determina o calendário de vacinação é o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de saúde dos estados, que repassam esse calendário aos municípios`, disse Baccarin, garantindo que a logística de trabalho que havia sido preparada para a campanha de vacinação não será afetada pela alteração no cronograma.