INCENTIVO À LEITURA

Publicado em: 21/07/2014 00:00

A biblioteca municipal Emmanuel Guedes iniciou na última semana o projeto Pegue e Leve, que consiste na disponibilização de livros e revistas de seu acervo em locais púbicos e particulares para serem retirados pelos moradores.

O material já pode ser encontrado nos postos de saúde, na Santa Casa e em laboratório particular de análises clínicas existente na rua Floriano Peixoto. A ideia, segundo a bibliotecária responsável pelo projeto, Rosângela Aparecida Varella, é que os livros e revistas também sejam colocados nos pontos de ônibus da região central da cidade. "Muitas vezes as pessoas estão nesses locais com um tempo ocioso, mesmo que involuntariamente, porque precisam aguardar pelo atendimento, e poderão encontrar nesses livros e revistas uma maneira de preencher esse tempo com a leitura", afirma. "Elas podem levar o livro ou a revista para casa, e o ideal seria que depois de completada a leitura, os devolvessem no mesmo local onde retiraram. Mas caso a pessoa goste muito do livro ou da revista e pretenda tê-lo em casa, também não há nenhum problema. O material que está sendo disponibilizado nesses locais são aqueles que possuem mais de um exemplar na biblioteca", completa.

Segundo a bibliotecária, projetos semelhantes já funcionam com muito sucesso em outras cidades. "Em São Paulo, por exemplo, os livros são colocados nas estações do metrô".

Também contadora de histórias, antes de iniciar o atual projeto, Rosangela desenvolveu na biblioteca o programa A Hora do Conto, dirigido aos alunos da rede municipal de ensino. "Foi um programa que teve boa freqüência das crianças, que foram trazidas pelos pais e puderam tomar contato com diversas histórias da literatura infantil", diz. Segundo ela, durante este segundo semestre a biblioteca deve iniciar uma parceria com as escolas municipais de ensino infantil e fundamental para ajudar nos diversos projetos de incentivo à leitura que vêm sendo mantidos desde o ano passado nesses estabelecimentos.

"Nunca tivemos tantos projetos simultâneos de incentivo à leitura em nossas escolas como os que foram iniciados em 2013. Queremos colaborar com esses projetos, trazendo autores e contadores de histórias para ajudar no enriquecimento desse trabalho", disse Rosângela.