BLOQUEIO CONTRA A DENGUE

BLOQUEIO CONTRA A DENGUE


Publicado em: 23/04/2014 00:00

Whatsapp

 

O trabalho de Bloqueio Contra Criadouros (BCC) do mosquito transmissor da dengue, realizado pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está acontecendo nesta quarta-feira na Vila Mariana. A ação, que consiste na aplicação de larvicida para combater a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti, já foi realizada em todo o bairro de Pedro Alexandrino e em 70% da zona urbana.


Depois da Vila Mariana, o trabalho será levado para os bairros Santa Terezinha Xerxes Bartelotti, Nova Bocaina, Nova Bocaina II, São Judas e parte da Cecap.


Concomitantemente ao BCC, também vem sendo realizado o trabalho de Bloqueio de Nebulização (BN), com a aplicação de inseticida casa a casa com o uso de atomizador e máquina costal. Realizado por empresa terceirizada sob a supervisão do Centro de Controle de Zoonoses, esse trabalho já foi completado no bairro de Pedro Alexandrino, no Centro e no Jardim Victório Marangoni. O trabalho teve que ser interrompido nesta terça-feira em razão das chuvas, mas terá continuidade em todas as regiões da cidade onde houver necessidade técnica desse tipo de ação.


O Bloqueio de Nebulização só é autorizado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) quando existem casos positivados em determinada área da cidade. O tipo de inseticida utilizado nas residências é o Mallathion 96%, importado da Inglaterra. Esse produto tem a sua venda autorizada somente a órgãos públicos.


A orientação é para que os moradores autorizem a entrada dos agentes para a aplicação do inseticida e permaneçam fora da residência pelo período de 25 minutos após o trabalho de aplicação do produto ser concluído. Animais de pequeno porte, como pássaros em gaiola, cães e gatos, também devem ser retirados do interior da residência. Outra providência é vedar bem os alimentos, procurando colocar na geladeira aqueles que estejam sobre o fogão quando da chegada dos agentes. O produto utilizado neste tipo de bloqueio elimina, além do mosquito da dengue, também pernilongos e moscas, não oferecendo qualquer risco à saúde humana.


Sob controle


O Centro de Controle de Zoonoses informa que a situação da dengue em Bocaina continua sob controle, sendo que a maioria dos casos confirmados na cidade até o momento é da categoria `importado`, ou seja, quando a doença é adquirida fora do município.


Ao contrário do que imaginam muitas pessoas, é simplesmente impossível erradicar o mosquito Aedes Aegypti. Com exceção dos países da Europa, esse mosquito está presente em todos os demais países do mundo, sendo que a sua proliferação ocorre com maior intensidade nos países de clima tropical, como é o caso do Brasil.


O ovo do mosquito da dengue, quando em local seco, pode permanecer fértil por até 400 dias. Na impossibilidade de erradicação do vetor da doença, resta a realização de trabalhos de controle do mosquito, sendo o bloqueio contra criadouros e o bloqueio de nebulização duas das ações realizadas pelos órgãos públicos para obter esse tipo de controle. Em Bocaina, esse tipo de ação tem recebido todo suporte da administração municipal, preocupada em manter a situação da dengue sob controle no município.


Após a última atualização de casos da doença no município, ocorrida no último dia 15, quando haviam 19 casos positivados, o Centro de Controle de Zoonoses aguarda novas informações do Instituto Adolfo Lutz (IAL) de casos suspeitos que aguardam resultados de exames.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25