COLETA SELETIVA COMEÇA NA SEGUNDA

Publicado em: 24/03/2014 00:00

Na próxima segunda-feira (24) tem início em toda a zona urbana e no bairro rural de Pedro Alexandrino a coleta seletiva de lixo. O trabalho será realizado pela Prefeitura em conjunto com a empresa Potivias, concessionária dos serviços da usina de triagem de lixo do município.

Atualmente, a cidade produz entre 12 a 15 toneladas diárias de lixo, volume que é todo processado na usina. Após a triagem do material reciclável, a maior parcela do lixo orgânico é transformada em adubo, sendo que o pequeno volume restante é recoberto por lonas e, depois de atingir determinada quantidade, transportado para aterro controlado na cidade de Guatapará.

A partir do início da coleta seletiva, o material reciclável deixará de ser encaminhado para a usina de triagem e permanecerá num galpão alugado pela empresa até a sua comercialização. O local também irá funcionar como ponto de entrega do material reciclável pelos moradores. Isso deve aliviar a atual sobrecarga existente na usina, que desde que entrou em operação, há mais de 15 anos, não passou por qualquer ampliação em suas instalações, enquanto a quantidade de lixo produzida na cidade mais que dobrou no mesmo período.

Roteiro e prêmios

Desde a primeira semana de março, os moradores começaram a receber orientações sobre como funcionará a coleta seletiva no município. O trabalho será realizado de segunda-feira a sábado, sempre a partir das 17h, com um caminhão próprio para esse tipo de coleta que foi entregue no ano passado à prefeitura pela secretaria estadual de Meio Ambiente. Os moradores deverão entregar o lixo diretamente no caminhão de coleta, que terá sistema de som para comunicar a sua presença nos bairros.

A cada entrega, o morador receberá da empresa um cupom que dará direito a concorrer todo mês ao sorteio de três vales compras, no valor de R$ 200 cada, a ser utilizado no supermercado de sua preferência.

A divisão dos bairros e os dias da coleta seletiva ficaram assim distribuídos: Segundas e terças-feiras: José Tonon, Xerxes Bartelotti, Nova Bocaina 2 e Jardim Planalto; Quartas-feiras: Victório Marangoni e Cecap; Quintas-feiras: Santa Terezinha e bairro rural de Pedro Alexandrino; Sextas-feiras: Nova Bocaina e Jardim São Judas, e aos sábados a coleta acontecerá na Vila Mariana e região central.