COLETA SELETIVA DE LIXO

COLETA SELETIVA DE LIXO


Publicado em: 11/03/2014 00:00

Whatsapp

 

A Prefeitura de Bocaina, em conjunto com a empresa Potivias, irá iniciar no próximo dia 24 a coleta seletiva de lixo em toda a zona urbana e no bairro rural de Pedro Alexandrino. A empresa é concessionária, desde o ano passado, dos serviços da usina de triagem de lixo do município.


Atualmente, a cidade produz entre 12 a 15 toneladas diárias de lixo, volume que é todo processado na usina. Após a triagem do material reciclável, a maior parcela do lixo orgânico é transformada em adubo, sendo que o pequeno volume restante é recoberto por lonas e depois de atingir determinada quantidade transportado para aterro controlado na cidade de Guatapará.


`Ao contrário do que ocorria até 2012, não se aterra mais nenhuma quantidade de lixo em Bocaina`, afirma Paulo Roberto Fonseca, gerente da unidade da Potivias no município. `Com o início da coleta seletiva, vamos melhorar ainda mais a gestão do lixo domiciliar na cidade`, completa.


Fonseca explica que não é possível fazer uma estimativa do volume de lixo reciclável a ser recolhido durante a coleta seletiva. `Vamos ter esse número ao final da primeira ou da segunda semana de trabalho`, disse.


A partir do início da coleta seletiva, o material reciclável deixará de ser encaminhado para a usina de triagem e permanecerá num galpão alugado pela empresa até a sua comercialização. O local também irá funcionar como ponto de entrega do material reciclável pelos moradores. Isso deve aliviar a atual sobrecarga existente na usina, que desde que entrou em operação, há mais de 15 anos, não passou por qualquer ampliação em suas instalações, enquanto a quantidade de lixo produzida na cidade mais que dobrou no mesmo período.


Roteiro e prêmios


A partir desta semana, os moradores estão começando a receber orientações sobre como funcionará a coleta seletiva no município. O trabalho será realizado de segunda-feira a sábado, sempre a partir das 17h, com um caminhão próprio para esse tipo de coleta que foi entregue no ano passado à prefeitura pela secretaria estadual de Meio Ambiente. Os moradores deverão entregar o lixo diretamente no caminhão de coleta, que terá sistema de som para comunicar a sua presença nos bairros.


A cada entrega, o morador receberá da empresa um cupom que dará direito a concorrer todo mês ao sorteio de três vale compras, no valor de R$ 200 cada, a ser utilizado no supermercado de sua preferência.


`Os vales compras serão uma forma de incentivo para os moradores realizarem a separação do lixo e trazerem até o caminhão nos dias de coleta em seu bairro`, explicou Fonseca.


A divisão dos bairros e os dias da coleta seletiva ficaram assim distribuídos: Segundas e terças-feiras: José Tonon, Xerxes Bartelotti e Nova Bocaina 2; Quartas-feiras: Victório Marangoni e Cecap; Quintas-feiras: Santa Terezinha e bairro rural de Pedro Alexandrino; Sextas-feiras: Nova Bocaina e Jardim São Judas, e aos sábados a coleta acontecerá na Vila Mariana e região central.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25