DESCONTAMINAÇÃO EM CEMEIS

Publicado em: 30/01/2014 00:00

A Diretoria Municipal de Educação de Bocaina continua o trabalho de preparação das escolas municipais para o retorno às aulas, que acontece na próxima terça-feira. Num trabalho inédito na cidade, foi iniciada nesta quinta-feira (29) a descontaminação e higienização da areia existente nas áreas de lazer das Cemeis Santa Rita de Cássia e Conceição de Oliveira Caria Affonso. O trabalho vem sendo realizado pela Imunizadora Gomes Ltda, da cidade de Rio Claro, a mesma que no último final de semana havia efetuado a dedetização das áreas internas e externas, limpeza de caixas d´água e filtros das escolas municipais e EE Capitão Henrique Montenegro, Apae e creche escola Espaço Amigo.

A descontaminação da areia utilizada em áreas destinadas à recreação infantil, lazer e esportes é uma recomendação da Diretoria Técnica do Centro de Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. A areia é comumente usada nesses locais porque facilita, protege e torna mais agradável tais atividades. No entanto, locais com areia também são muito apreciados por animais, especialmente cães e gatos, que tem por hábito utilizar tanques e outros compartimentos cobertos com o material para atender suas necessidades fisiológicas.

O contato dos usuários –crianças ou adultos- com fezes e urina desses animais implica riscos de parasitoses e dermatites (toxoplasmose, bicho geográfico etc), dentre outras doenças.

No trabalho iniciado ontem, foi realizada a retirada de resíduos e fezes de animais seguida da aplicação de soluções de cloro (hipoclorito de sódio) para a desinfecção da areia existente nas áreas de lazer das duas Cemeis. O trabalho será completado nesta sexta-feira, quando a nova camada de areia que será colocada nos dois locais também passará por processo de limpeza e desinfecção com a utilização do mesmo produto. A recomendação da secretaria estadual da Saúde é para que este tipo de providência seja adotado pelo menos uma vez no ano em áreas de lazer utilizadas por crianças.

Há quinze anos atuando na Cemei Santa Rita de Cássia, e há 12 meses como diretora da unidade, Andréia Jacob Ramos disse que esta é a primeira vez que o trabalho está sendo realizado no local.

`A recomendação é de que a descontaminação da areia seja realizada pelo menos uma vez no ano, mas realizaremos esse trabalho quantas vezes forem necessárias para evitar riscos à saúde das crianças aqui atendidas`, disse a diretora.