BANDA TRAZ TÍTULO INÉDITO

Publicado em: 03/12/2013 00:00

A Banda Marcial Municipal de Bocaina conquistou no último sábado o título do Campeonato Paulista de Bandas e Fanfarras (Paulistão/2013), categoria juvenil, promovido pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (Ffabesp). Detentora de três títulos nacionais (2001, 2002 e 2012), o título estadual ainda faltava no currículo da banda bocainense.

Com uma apresentação irretocável, sob a regência do maestro Ronaldo Lopes, a banda marcial de Bocaina obteve 291 pontos na última etapa da competição, disputada entre a noite de sábado e o início da madrugada de domingo, na cidade de São Roque. A banda já havia sido vitoriosa da primeira etapa do campeonato, ocorrida em Santa Rita do Passo Quatro. Na segunda etapa, na cidade de Cotia, ficou com a segunda colocação, apenas um ponto atrás da vencedora, a Banda Marcial Cidade de Marília.

Normalmente, a pontuação final por etapas de cada banda é maior do que a obtida pelas bandas que concorreram ao título em São Roque. Ocorre que nesta terceira etapa o quesito Marcha não entrou em julgamento, devido ao espaço reduzido onde foi realizada a final. Planejado inicialmente para ocorrer no estádio municipal, o evento acabou transferido para um centro de eventos da cidade, devido à preocupação com a possibilidade de chuvas no sábado.

Considerada a grande adversária de Bocaina na disputa pelo título, a banda marcial de Marília cometeu alguns erros em sua apresentação, sendo superada em pontos na final pelas bandas de São Caetano do Sul, Bariri e Patrocínio Paulista. Isso fez com que a banda mariliense terminasse apenas na terceira colocação do campeonato.

Após a terceira etapa, a classificação final do campeonato estadual de bandas marciais ficou da seguinte maneira: Bocaina (28 pontos); Bariri (22 pontos), Marília (16 pontos), Patrocínio Paulista (12 pontos) e São Caetano do Sul (08 pontos).

O resultado do campeonato foi anunciado por volta das 2h da madrugada do domingo, provocando grande euforia entre os integrantes da banda bocainense. O prefeito José Carlos Soave e o diretor municipal de Cultura e Turismo do município, José Augusto Burillo, participaram ao lado do prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa da entrega do troféu ao maestro Ronaldo Lopes.

No retorno a Bocaina, onde chegaram por volta das 7h30 da manhã do domingo, os integrantes da banda marcial ainda tiveram disposição para um carreata pelas ruas da cidade, em comemoração ao inédito título estadual.