COMBATE A BARATAS

COMBATE A BARATAS


Publicado em: 27/11/2013 00:00

Whatsapp

 

A Prefeitura de Bocaina iniciou nesta quarta-feira (27) a dedetização de bueiros e pontos de visitação das redes coletoras de esgoto e de captação de águas pluviais de toda a zona urbana para combater a proliferação de baratas. É a segunda ação do gênero realizada este ano na cidade. A primeira ocorreu em abril.


O trabalho foi iniciado pelo Jd. São Judas, onde nas últimas semanas foram registradas reclamações de moradores a respeito do aparecimento de escorpiões em residências e terrenos. Como esse animal é predador das baratas, o combate ao inseto é uma das maneiras de evitar a proliferação do artrópode.


De acordo com o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, Carlos Alberto Baccarin Jr, o produto utilizado na dedetização não oferece qualquer risco à saúde humana.


Ele explica ainda que nos meses que se seguiram ao primeiro trabalho de dedetização na cidade, diminuíram bastante as notificações relacionadas ao surgimento de escorpiões. Ele esclarece, no entanto, que o combate à proliferação de baratas é uma forma de diminuir a oferta de alimento aos escorpiões, mas a população precisa estar atenta a alguns cuidados para combater o animal.


"O primeiro passo é comunicar o CCZ em caso de localização de um escorpião, seja em residência ou terrenos desocupados. Outras medidas simples também ajudam a evitar o surgimento do animal, como não jogar lixo e entulhos próximos à residência e manter o quintal, jardim e arredores da casa sempre limpos", explica Baccarin.


Já para evitar acidentes com escorpiões, cuja picada pode até levar a morte em caso de crianças ou adultos com saúde debilitada, ele recomenda observar com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas quando for pegá-los. Também é importante olhar dentro dos sapatos antes de calçá-los e procurar manter tampados ralos de chão, pias e tanques.


Ratos


Depois de completar o trabalho de dedetização contra baratas, o CCZ dará início ao combate aos ratos na zona urbana, percorrendo os mesmos pontos das redes coletoras de esgoto e de captação de águas pluviais com a colocação de iscas parafinadas para eliminação do animal. Esse tipo de ação também já foi colocado em prática este ano, no mês de abril.


"Nesse caso, 15 dias após a colocação das iscas, voltamos aos pontos visitados para observar se as mesmas foram consumidas. Isso nos dá uma avaliação dos pontos da cidade onde a presença de ratos tem sido mais numerosa, permitindo intensificar a orientação dos moradores daquela região sobre as medidas para se evitar a proliferação do animal", explica Baccarin.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25