LAVADOR ECOLÓGICO

Publicado em: 01/08/2013 00:00

A Prefeitura de Bocaina está realizando a reforma e a remodelação do lavador de veículos existente na garagem municipal, que se encontrava bastante danificado após décadas sem receber qualquer melhoria. Com a adequação do dispositivo, a lavagem dos 60 veículos que compõem a frota do município deixará de ser fonte de poluição para as águas do córrego do Himalaia.

Além da reforma completa do lavador, também será construído um tanque para a realização do tratamento da água resultante do processo de lavagem antes de sua eliminação no córrego. Solventes químicos e a graxa desprendidos durante a limpeza dos veículos, antes eliminados diretamente junto com a água resultante desse processo, passarão por tratamento, eliminando a maior parte da carga poluidora desses produtos no líquido final encaminhado para o córrego da cidade.

A diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Bocaina, Deborah Cristina Granai, aponta a medida como um exemplo que tem que ser dado pelo poder público na área de preservação dos cursos d´agua existentes no município. "Estamos fazendo a nossa parte e demonstrando para pessoas da iniciativa privada que, com medidas simples e sem alto custo, é possível encontrarmos soluções que ajudem na preservação do meio ambiente", afirma a diretora.

O responsável pela garagem municipal, onde fica instalado o lavador, Sebastião Simões Mathias, confirma o benefício proporcionado pela medida após a reforma do dispositivo. "A todo momento temos veículos sendo lavados aqui. Antes, todos os produtos desprendidos nesse trabalho eram encaminhados diretamente para as águas do córrego. Agora isso não acontece mais. Com o processo realizado no tanque de tratamento, estamos encaminhando o líquido resultante da lavagem dos veículos em condições aceitáveis para o córrego", diz Mathias.