Soave entrega ambulância para substituir Samu

Publicado em: 19/07/2013 00:00

O prefeito de Bocaina, José Carlos Soave, realizou na noite de ontem, durante solenidade na Câmara Municipal, a entrega de uma ambulância equipada com recursos próprios do município para atuar no trabalho de ações de resgate. Estavam presentes o presidente do Legislativo, Caio de Almeida Prado Clemente, vereadores, a diretora de saúde do município, Kellen Cristina Carinhato e moradores. Durante a solenidade de entrega do veículo também foram entregues os certificados aos 19 socorristas que realizaram capacitação para a função durante o mês de maio, através de curso contrato pela Prefeitura junto ao Senac.

A chefe do setor de ambulâncias do município, Luciana Conti Sancinetti, explicou que o veículo, que já pertencia ao município, depois dos equipamentos recebidos irá atuar no suporte básico a casos mais graves. Segundo ela, a ambulância de unidade básica não deixa nada a desejar ao Samu, sendo até mais ampla para facilitar a locomoção dos enfermeiros em seu interior durante o atendimento.

O veículo foi equipado com os seguintes aparelhos: oxímetro, aparelho de pressão, termômetro, prancha adulta e infantil para remoção, colete cervical adulto e infantil, cinto-aranha para imobilização de pacientes agitados, head-block para imobilização da cabeça, banco giratório para o médico, banco para enfermeiro e banco para acompanhante, material hospitalar, suporte, máscara de oxigênio, o básico para que o socorrista saiba se a vítima é um paciente de urgência ou somente de emergência”, afirma Luciana.

Os socorristas permanecerão de plantão 24 horas por dia, atendendo chamados para atendimentos mais graves pelo telefone 192.

Soave disse que a nova ambulância está equipada para prestar o mesmo tipo de atendimento do Samu, serviço que será devolvido pelo município em razão do alto custo para a sua manutenção. “Basta dizer que para equipar essa ambulância os gastos representaram o equivalente ao que se gastaria com um mês do Samu.

“O veículo já era da prefeitura e era usado para transporte e não para socorro. Por conta da necessidade que o município tem de um aparelho adequado e um pessoal treinado para fazer o socorro, nós aproveitamos esse veículo, que tem o tamanho equivalente ao do Samu para prestar esse tipo de serviço. Vamos tentar manter essa ambulância sempre bem equipada. É dever do município equipar ambulâncias para que pelo menos o socorro seja feito de modo mais econômico que o Samu e tão satisfatório quanto”, disse o prefeito.