Viaturas da PM terão decibelímetro

Viaturas da PM terão decibelímetro


Publicado em: 10/07/2013 00:00

Whatsapp

 

O prefeito José Carlos Soave entregou na manhã desta quarta-feira ao comandante da Polícia Militar de Bocaina, sargento Edson José de Mello, um aparelho decibelímetro para equipar as viaturas policiais da cidade. O sargento esteve no gabinete acompanhado do sub tenente Mauro Eduardo Boldo, da PM de Bariri. O decibelímetro é utilizado para a medição do nível de som e se fazia necessário ao trabalho da PM devido a constantes reclamações de moradores em razão de perturbação sonora, provocada mais comumente por equipamentos de som em veículos.


O limite de emissão sonora permitido para propagação além de sua fonte geradora é regulado por lei federal, variando de acordo com horários do dia. Limites de emissão acima do permitido podem ocasionar multa, além de outras penalidades, em caso de reincidência do infrator.


O que é


O decibelímetro é o instrumento de medida da pressão acústica, ou nível sonoro. Consiste em um microfone, sensível às pequenas variações de pressão do ar, ocasionadas pela vibração das suas moléculas quando há propagação do som. Essa variação de pressão faz vibrar uma película de ferro doce (ou outro material ferromagnético) submetida a um campo magnético. Essa vibração faz com que o campo magnético sobre a película seja váriável, fazendo surgir pequenos sinais elétricos. Esses sinais passam por amplificadores e posteriormente são comparados com os níveis pré-determinados de sinais, que levarão à escala de decibéis (dB). Vale ressaltar que essa correspondência não é linear, pois os decibéis são medidos em escala logarítmica.


Leia também

Diretoria de Saúde

Comunicado da Diretoria de Saúde de Bocaina

10/05/2018 16:00

Diretoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Prefeitura de Bocaina oficializa o início de obras importantes no município

19/04/2018 11:00

Diretoria de Saúde

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2018 TEM INÍCIO EM 23 /04

18/04/2018 00:00

Diretoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana

IPVA 2018 – Programe-se e evite fraudes

04/01/2018 00:00