Escolas realizam palestras para as mães

Publicado em: 08/05/2013 00:00

As mães dos alunos das escolas municipais Deputado Leônidas Pacheco Ferreira e Maristela Marta Moretto acompanharam na noite da última segunda-feira (06/05) palestra proferida pela psicóloga e jornalista Adriana Roveroni abordando o tema Maternidade Responsável. Utilizando de linguagem acessível e descontraída, a psicóloga discorreu sobre os diversos aspectos envolvidos na relação das mães com os filhos, entre eles os limites que devem ser colocados às crianças no dia-a-dia, para que as mesmas passem a conhecer desde cedo os seus deveres e responsabilidades tanto em casa como na convivência escolar.

Os pátios das duas escolas receberam um grande número de mães, que ao final da palestra foram homenageadas com o sorteio de brindes oferecidos pela direção das escolas, em comemoração ao Dia das Mães, no próximo domingo.

O prefeito José Carlos Soave esteve nas duas escolas levando a sua mensagem às mães presentes pelo Dia das Mães.

CEMEIS

A Cemei Conceição Caria de Oliveira Affonso reuniu na noite desta terça-feira (07/05) as mães dos alunos da unidade para uma homenagem pelo Dia das Mães, comemorado no próximo domingo. Os alunos realizaram apresentações de música e dança inspiradas no poema "Se as mais fossem coisas", de Silvia Orthof, poetisa carioca nascida em 1932 e que se consagrou como um dos grandes nomes da literatura infantil do país.

Segundo a direção da escola, além da homenagem às mães, o evento também serviu como divulgação do projeto de incentivo à leitura realizado a partir deste ano pelas Cemeis, denominado Leitura na Escola, em que os alunos desenvolvem diversos tipos de trabalho a partir das histórias e personagens de clássicos da literatura infantil. O projeto conta com a participação de toda a comunidade escolar: diretores, professores, coordenadores, funcionários, alunos e pais.

O projeto apóia-se na idéia de que o contato com diferentes gêneros textuais desenvolve na criança o domínio da estrutura gramatical, assim como um rido repertório de palavras, que ajudam no desenvolvimento da imaginação e permitem com que a criança seja capaz de criar, opinar e de se tornar um adulto com senso crítico desenvolvido.