A diretoria de Educação da Prefeitura de Bocaina encerrou nesta quarta-feira (03/03), no Cine Jequitibá, a primeira fase do projeto Leitura na Educação Infantil, dirigido aos alunos com idade entre três e cinco anos atendidos nas Cemeis Santa Rita de Cássia e Conceição Caria de Oliveira Affonso, Creche Arca de Noé e EM Dalila da Silva Affonso. Durante o projeto, que se estenderá por todo o ano letivo, os professores realizam para os alunos a leitura de clássicos da literatura infantil, com o objetivo de levar as crianças a conhecerem narrativas, lugares, personagens, autores e a se encantarem com o mundo mágico dos livros.
Quanto mais cedo for despertado nas crianças o interesse pelas histórias narradas nos livros, maior a possibilidade de formamos futuras gerações de leitores, destaca a diretora de Educação do município, Sônia Maria Carazatto.
Durante o mês de março, foi abordada a história da Branca de Neve, culminando nesta quarta-feira com a exibição, no período da manhã e da tarde, do filme de Walt Disney para as crianças das três escolas e da creche participantes do projeto. Antes da exibição do filme, as crianças receberam a visita de uma aluna da rede municipal representando a personagem.
Além da leitura e da exibição do filme com a história retratada no livro, durante todo o mês de março foram desenvolvidas outras atividades, como brincadeiras temáticas e desenvolvimento de cartazes coletivos sobre a narrativa e seus personagens.
Até o final de abril, as crianças estarão tomando contato com a história de João e Maria, também com atividades complementares relacionadas ao livro.
Iniciado este ano pela Prefeitura, o Leitura na Educação Infantil é parte de um projeto mais abrangente, denominado Bocaina, uma Cidade de Leitores, que busca incentivar a leitura entre os alunos de todas as idades da rede municipal de ensino.
Pretendemos, com esse projeto, transformar a leitura em ato prazeroso, buscando, entre outros benefícios, o aprimoramento do vocabulário e da expressão oral e gestual e revelar aos nossos alunos as múltiplas possibilidades que os textos oferecem, afirma a diretora Sônia Carazatto.