Zoonoses faz bloqueio contra a dengue no Pedro Alexandrino

Zoonoses faz bloqueio contra a dengue no Pedro Alexandrino


Publicado em: 29/01/2013 00:00

Whatsapp

 

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Bocaina realizou entre o dia 14 e a última segunda-feira (28) um amplo trabalho de combate a focos do mosquito transmissor da dengue no bairro de Pedro Alexandrino. Além da equipe do órgão, o trabalho contou também com a participação de dois funcionários da garagem municipal, que foram treinados para a função por técnicos da Superintendência Estadual de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde.


Durante o trabalho de bloqueio contra os criadouros foram realizadas visitas de inspeção em todos os imóveis de bairro, e detectados e eliminados oito focos com larvas do mosquito da dengue.


Após o trabalho de bloqueio contra os focos, a equipe da Zoonoses efetuou a nenbulização em todos os imóveis do bairro. Esse tipo de nebulização somente é autorizado pela Sucen quando há a confirmação de casos de dengue em determinado bairro. No Pedro Alexandrino foram confirmados este mês três casos dengue, todos em uma mesma família e todos casos importados, quando a doença é adquirida fora do município. Os integrantes da família haviam viajado recentemente para estado do Tocantins, de onde voltaram infectados.


Paralelamente ao trabalho realizado no Pedro Alexandrino, a equipe de Zoonoses vem realizando o controle preventivo em toda a cidade, através de vistorias em quintais e terrenos sem construção.


O maior problema, segundo integrantes do órgão, é a presença de mato alto em muitos terrenos, o que facilicita a retenção da água das chuvas, dando margem à formação de criadouros do mosquito.


Os integrantes da equipe de Zoonoses destacam que a Prefeitura vem realizando a parte dela para evitar a ocorrência de criadouros, mas é fundamental que a população faça a sua parte, tomando as providências necessárias para evitar acúmulo de água parada em suas residências ou terrenos.


No mesmo período do bloqueio contra a formação de criadouros no bairro de Pedro Alexandrino, a equipe de Zoonoses acompanhou o trabalho realizado por empresa contratada pela Prefeitura para a limpeza das caixas d´água e dedetização das escolas e creches do município. O trabalho, visando o início do ano letivo nas escolas, foi completado na semana passada em todas as unidades da rede municipal e na Escola Estadual Capitão Henrique Montenegro.


Leia também

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25

Diretoria de Administração e Finanças

PREFEITURA DE BOCAINA - SUA OPNIÃO E SUGESTÃO VALEM MUITO - LDO 2025

06/03/2024 16:30

Diretoria de Cultura

BOCAINA REALIZA CARNAVAL 2024

31/01/2024 14:30