Bocaina constrói ponte provisória de madeira em zona rural e garante escoamento da produção agrícola.

Publicado em: 01/02/2011 00:00

A Prefeitura ergueu em cinco dias uma das pontes, a do bairro Curralinho, derrubada pelas fortes chuvas que castigaram o município nos primeiros 15 dias deste mês; o prefeito já pediu à Defesa Civil recurso para a obra definitiva desta e de mais duas pontes, danificadas.

Depois de cinco dias de trabalho, incluindo o sábado e domingo passado, a Prefeitura de Bocaina ergueu uma ponte provisória de madeira do bairro rural Curralinho, a anterior, de concreto, foi levada pelas águas das intensas e fortes chuvas que desabaram no município desde dezembro, principalmente nos primeiros 15 dias deste mês.

Esta ponte é responsável por um dos principais corredores de escoamento da produção agrícola – cana-de-açúcar, pecuária de corte, de frango, laranja e eucalipto – do município.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Abílio Martinez Fernandes, a ponte de madeira é provisória, e, apesar de pouco larga, sustenta peso de até 30 toneladas e garantirá o escoamento de toda a produção das propriedades rurais adjacentes ao Curralinho.

As outras duas pontes que sofreram danos – a da fazenda Jurit e Fazenda Santa Fé – estão em processo de estudo para reconstrução – mas também provisoriamente em madeira. Nestes dois locais há rota alternativa – mais longa- de acesso a Bocaina.

Pedido

O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), e Martinez Fernandes, estiveram na quinta-feira passado na Defesa Civil do Estado, na Capital, entregando formulário denominado Avadan – Avaliação de Danos e Riscos - ao Governo do Estado.

Nele, a Prefeitura relata os prejuízos causados pelas chuvas do último mês. E reivindica recursos de cerca de R$ 1.973,516,00 para recuperação de pontes, ruas, estradas rurais e construção de galerias de águas pluviais.

As chuvas também danificaram as pontes da estrada rural da fazenda Juriti e a da estrada Fazenda Santa Fé, que dá acesso à cinco propriedades rurais.

O relatório aponta que serão necessários R$ 780,516 mil para reconstruir as três pontes.

O recapeamento alfáltico das várias ruas da cidade prejudicadas pelos buracos abertos com enxurradas, de 10 mil metros quadrados, está orçado em R$ 200 mil.

A Prefeitura reivindica junto ao Governo do Estado R$ 193 mil para a aquisição de 200 metros lineares de tubos de 1,5 metro de diâmetro para galerias pluviais, dois poços de visita e um dissipador de energia. E cerca de R$ 800 mil para recuperar 16 quilômetros de estradas rurais que estão em situação crítica.