Crianças da escola municipal de Bocaina são as melhores no vestibulinho da Academia e da São Lucas de Jaú.

Publicado em: 05/11/2010 00:00

Dos 16 melhores classificadas na prova da Academia, 13 foram EMEF Deputado Leônidas Pacheco Ferreira; uma aluna da escola também passou no São Lucas; Bocaina adota, desde 2005, o Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo.
No vestibulinho do colégio Academia, de Jaú para entrar e cursar o sexto ano do Ensino Fundamental em 2011, 13 crianças do 5º ano da Escola Municipal (EMEF) Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, de Bocaina, prestaram o exame, foram destaque classificando-se entre as 16 primeiras colocadas na escola particular. Por isso, todas elas ganharam bolsa de estudo da Academia, que varia de 70% a 25% de desconto na mensalidade, na opção de cursar a escola.
Das 13 crianças aprovadas, nove tem 10 anos de idade e quatro 11 anos. Todas são da classe da professora Izabel Bragion Fiamengui, da EMEF “Deputado”.
Outra aluna da mesma classe de Fiamengui, Mariane dos Santos, 11 anos, também ficou entre as 10 melhores no vestibulinho da escola particular São Lucas, de Jaú, ganhando 35% de bolsa de estudo.
“Essa desempenho dos nossos alunos é fruto exclusivo da implantação pioneira no Ensino apostilado na rede municipal. Investimos em capacitação profissional de docentes, diretores, funcionários e plano de cargos e salários para o Magistério municipal. O resultado obtido é muito expressivo e demonstra, de maneira inequívoca, a evolução na nossa qualidade de Ensino”, argumenta João Batista Gabriel, diretor municipal de Educação de Bocaina.
“E melhores resultados”, acrescenta ele, “serão colhidos daqui prá frente com o que plantamos há seis anos”.
Primeiros lugares
A aluna Letícia de Oliveira Nascimento, 11, ficou em 1º lugar no vestibulinho da Academia. Foi seguida de Henrique Marega Borochello, 10, em 3º; Luiz Gustavo Bianco, 11, e Tais Creazzo Moreno, 10, ambas em 4º lugar; Guilherme Alonso Fernandes, 10, em sexto, Cayla Peloso Carneiro, 10, e Julia Marques de Freitas, 10, em sétimo; Laura Ravagnoli Caroso, em 8º; Caroline Milani Andrião, 11, e Natali Marques de Freitas, 10, em 9º; Enzo Rozato Megali, 11, e Giulia Sufredini Regina, 10, em décimo; e Ana Clara marques de Freitas, 10 anos, em 12º lugar na classificação do exame.
IDEB
O resultado do vestibulinho também expressa avanços na Educação de Bocaina. O Ensino público municipal de Bocaina alcançou 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
Esse resultado antecipa em 7 anos a meta do índice do município, que era de 6.1 e para ser alcançado somente em 2017. O Ideb foi medido junto aos alunos da 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental, através da Prova Brasil. No Brasil, em 2009, a média do Ideb foi de 4,6 e no Estado de São Paulo, de 5,5.
O índice 6.0 atingido por Bocaina, de acordo com o próprio MEC, em seu site oficial, é de qualidade educacional de países desenvolvidos.