Na presença de Serra, Bocaina foi o primeiro município à assinar o "Pacto das Águas".

Publicado em: 04/06/2009 00:00

O governador, acompanhado dos secretários Xico Graziano e Dilma Pena; esteve na terça-feira à beira do rio Jacaré-Pepira, no município, com o prefeito Kiko Danieletto (PV), em um dos maiores eventos políticos dos últimos 50 anos no município, comemorando o Dia do Meio Ambiente.
Com as participações do governador do Estado, José Serra (PSDB), e dos secretários de Estado de Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), assinou a primeira ficha de adesão dos municípios paulistas ao “Pacto das Águas” de São Paulo, em evento acontecido ontem, terça-feira, à tarde à beira do rio Jacaré-Pepira, na fazenda Barraca, em Bocaina, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.
Estiveram no evento 195 prefeitos de municípios do Estado e 70 representantes, totalizando 265 adesões ao pacto, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A adesão foi recorde mundial, fato inédito no País, já que São Paulo foi o primeiro Estado a aderir ao documento mundial denominado “Consenso das Águas”, aprovado no 5º Fórum Mundial do Meio Ambiente, em março, em Istambul, na Turquia.
Dia Histórico
O governador José Serra discursou afirmando que “hoje (ontem) vai ser um dia histórico, que no futuro, todos nós lembraremos”, referindo-se à assinatura do “Pacto das Águas” em Bocaina.
O governador também argumentou que São Paulo não é um Estado bem servido de água, que os 13% de água do mundo, São Paulo possui apenas 2% de água do país e pediu atitude aos municípios.
“Precisamos economizar água. Tem muita gente desperdiçando. O Pacto das Águas pressupõe medidas a serem adotadas pelos governos municipais, um conjunto de questões mensuráveis. E tenho a certeza que irá funcionar”, discursou Serra, garantindo recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), de R$ 50 milhões anuais; e dos recursos do Água Limpa (para municípios sem Sabesp) para os municípios.
Soltura de alevinos e árvores
No final do evento, Serra,  Kiko Danieletto e Xico Graziano realizaram o plantio de quatro mudas de árvores à beira do rio Jacaré-Pepira e soltaram alevinos no rio.
Lei do Cerrado
Serra também assinou e promulgou em Bocaina a lei de Proteção do Cerrado, aprovada no dia 5 de maio pela Assembléia Legislativa do Estado. Isto significou que o Estado passou a adotar leis mais rígidas que a própria lei federal de concessão de licenciamentos e autorizações para supressão da vegetação do cerrado paulista.