Crianças e Adolescentes fazem passeio ciclístico, plantio de árvores e têm palestras sobre o meio ambiente em Bocaina.

Publicado em: 07/11/2007 00:00

A administração do prefeito Kiko Danieletto, do Partido Verde, apresenta até sexta-feira palestras de Thais Helena Prado, bióloga do Instituto Internacional de Ecologia, de São Carlos, e promove passeio de bicicletas no sábado, às 9 horas, com plantio de árvores nas ruas do lado leste do centro da cidade e colocação de placas do tipo “preserve o meio ambiente” em duas praças.
A Prefeitura de Bocaina está comemorando essa semana o Dia Municipal da Consciência Ambiental, instituído no município no dia 10 de novembro pelo atual prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV) ainda em 2005, homenagem à data de aniversário de fundação do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ), do qual o prefeito foi presidente (2005-2007).
No sábado, às 9 horas, haverá um Passeio Ciclístico das crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de Ensino pelas ruas centrais da cidade.  A expectativa é reunir cerca de 200 participantes.
Durante o passeio, eles irão plantar árvores nas praças Santa Luzia e da Matriz de S.João Batista e nas ruas do lado leste do centro da cidade.São árvores quaresmeira, pau-brasil, resedá, jacarandá-mimoso, entre outras.
Também as crianças e adolescentes irão colocar pequenas placas de madeira com avisos de preservação do meio ambiente nas praças.
“Nossas ações visam garantir Educação Ambiental para nossas crianças, jovens e à população, para despertar a consciência da necessidade, cada vez mais premente, de preservação da natureza e do meio ambiente em nosso município, região e país. Como Partido Verde, estamos assumindo nossa responsabilidade para um mundo melhor para as futuras gerações”, afirma Kiko Danieletto.
Economia de Energia
A bióloga Thais Helena Prado, do Instituto Internacional de Ecologia (IEE), de São Carlos, está entre hoje e sexta-feira ministrando palestras sobre cinco temas às crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maristela Marta Moretto”.
Hoje, terça, Thais Prado aborda o tema “Economia de Energia”. Ela explica sobre como evitar gastos de energia elétrica, o que fazer para reduzir o consumo.
Como aula prática, os alunos irão trazer as contas de luz de suas residências para acompanhamento, durante os próximos três meses, dos valores pagos, após aprendizado de maneiras de economizar energia elétrica.
“As palestras visam ajudar na conscientização das crianças e da população sobre a importância na preservação do meio ambiente. Nossa principal tarefa é a Educação Ambiental de todos, com atitudes cotidianas que garantem uma melhor qualidade de vida”, explica Thais Prado.
Papel de Bagaço de Cana
Amanhã, quarta, a bióloga ensina formas de reciclagem, em particular, do uso do bagaço da cana-de-açúcar para confecção de papel. Esse trabalho está sendo feito, mais uma vez, com a Usina Santa Cândida, de Açúcar e Álcool, de Bocaina.
Montagem de Terrario ecológico
Já na quinta, a palestra será sobre o tema “montagem de terrario ecológico”. Isto é, trabalho com garrafas pet. Duas garrafas são cortadas, recebem dentro areia e pedra e uma planta e são vedadas.
Assim, é explicado a partir do material feito o ciclo da água e o “Efeito Estufa” do Planeta Terra.
Água e Meio Ambiente
Na sexta, o tema será “Água e Meio Ambiente”. Thais Prado conversará sobre a importância da água na vida, tomando como exemplo a Bacia do Prata, onde se situa Bocaina. Explicam-se os tipos de peixes e microorganismos nos rios da cidade.
No final da palestra, as crianças e adolescentes vêem no microscópio os microorganismos. Também é feito uma distribuição de livretos do IEE sobre o meio ambiente.
O tema Palestra Planeta Terra também mostra os biomas do planeta Terra, a bioma da região, tipos de florestas e instrumentos de preservação.