Empresários recebem contratos de compra dos lotes do Distrito Industrial de Bocaina

Publicado em: 28/12/2007 00:00

Foram vendidos 67 dos 71 lotes do distrito industrial colocados à venda pela Prefeitura, adquiridos por empresários locais e da região, como Jaú e Araraquara; a perspectiva é o município ter uma explosão de desenvolvimento, com a perspectiva de implantação de indústrias no local a partir do ano que vem.
O prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), entregou ontem, às 20 horas em cerimônia na Câmara Municipal, os contratos dos lotes do Distrito Industrial do município aos empresários que adquiriram área para transferência ou para nova construção de suas companhias no novo local.
Dos 71 lotes - 35 de 500 m2 e 36 de 1000m2 – existentes no Distrito Industrial, a Prefeitura vendeu 67 deles, o que renderá aos cofres públicos R$ 717.645,86, no período de cinco anos. A venda foi parcelada em até 60 meses.
Foram 31 empresários que adquiriram os 67 lotes, incluindo os da região, como de Jaú e Araraquara.
O primeiro Distrito Industrial foi criado em 1994 pelo então prefeito Abelmir Bartollo Tonon (PMDB). Em 1997, o prefeito Moacir Donizete Gimenez (PSDB) colocou no local somente iluminação. Mas, depois a área foi abandonada, virando um matagal.
A implantação, de fato, do distrito foi retomado em 2005 pela administração do prefeito Kiko Danieletto e concretizada este ano, com a venda da quase totalidade da área, através de licitação pública.
Regras
Os empresários têm um ano de prazo para iniciarem as obras de construção nos seus lotes, mais dois anos para término e mais seis meses para colocação em funcionamento suas atividades profissionais. Os que não cumprirem as normas, acordadas em contratos, perderão seus lotes.
Eles terão isenção parcial de três impostos municipais – taxa de licença, taxa de funcionamento e taxa de construção - nos quatro primeiros anos: desconto de 100% em 2008; de 75% em 2009; 50% em 2010 e 25% em 2011. O IPTU está fora desse benefício.
Boom desenvolvimentista
O prefeito Kiko Danieletto prevê um “boom desenvolvimentista” a partir do ano que vem em Bocaina.
Segundo sua avaliação, os empresários devem iniciar já em 2008 a construção de seus imóveis industriais, acionando todo o comércio local: engenheiros, projetistas, construção civil, lojas de material de construção, serralheiros, entre outras atividades.
“A implantação do distrito industrial vai provocar uma explosão de consumo no município, gerando empregos e distribuindo renda. Agora a cidade deve ficar mais organizada, com as empresas, principalmente, as do setor coureiro, se transferindo da área urbana para o distrito em no máximo dois anos”, comemora o prefeito.