OHL Brasil patrocina restauração das telas de Calixto em Bocaina.

Publicado em: 02/01/2008 00:00

A companhia concessionária de rodovias do Estado de São Paulo está investindo nas telas por meio da Lei Rouanet, a pedido do prefeito Kiko Danieletto, que esteve em outubro conversando com executivo da Centrovias, em São Carlos.
A OHL Brasil vai patrocinar o restauro de duas telas do pintor Benedito Calixto, obras que fazem parte de um acervo de 13 telas datadas de 1923 a 1927 e que estão expostas na Igreja Matriz de São João Batista, em Bocaina, município de 10.299 habitantes, a 310 quilômetros da Capital e 69 a noroeste de Bauru.
Bocaina conseguiu a captação de recursos da iniciativa privada por meio de um projeto, enviado pelo prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), e aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Os trabalhos de restauração começaram em março; estão sendo feitos por profissionais do atelier Raul Carvalho, da Capital, empresa renomada com diversos trabalhos em museus e igrejas do país.
Quatro das 13 telas já foram restauradas este ano: “Cristo no Monte das Oliveiras”, de 1925; “Deposição de Jesus Cristo”, de 1924; “Aparição do Anjo a Zacarias”, de 1924-1925; e “São João Batista com Herodes”, de 1924. A restauração vai continuar em 2008.
OHL
A OHL investe em projetos de responsabilidade social e por meio da Lei Rouanet patrocina desde 2005 a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. No ano passado contemplou o projeto “Amigos da Estrada” e a publicação da Revista Porta Luvas que está na edição de número sete .
Em 2007 a verba foi destinada à ópera “Il Rigoletto” e para o projeto “Doutores da Alegria”, que superou em cerca de 21% o número de crianças atendidas em relação ao ano anterior, graças ao patrocínio de empresas como a Centrovias e a Intervias.
Turismo
Patrocinar a obra de um dos maiores pintores brasileiros, assim como ações culturais e artísticas de valor, é uma das prioridades no trabalho da empresa.
“Graças à visão de preservação da cultura regional da OHL, estamos conseguindo recuperar o nosso maior patrimônio histórico, as telas de Calixto“ comenta o prefeito de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto. De acordo com o prefeito o trabalho de restauro das telas também pode incentivar o aumento do turismo na cidade.
História
As 13 telas sacras foram encomendadas ao pintor Benedito Calixto em 1920  pelo Cônego José Mendes de Abreu (padre da Matriz na época) e feitas especialmente para a Igreja Católica de Bocaina.
O último trabalho de recuperação parcial foi realizado na década de 70. Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém  em 1853 e na adolescência mudou-se para Brotas onde pintou os primeiros quadros.
A convite e patrocinado pelo Visconde de Vergueiro o pintor estudou em Paris de 1883 a 1885. De volta ao Brasil dedicou-se exclusiva e exaustivamente à arte, fazendo vários discípulos como a própria filha, Pedrina Calixto Henrique, cuja obra possui grande semelhança com a do pai. O pintor faleceu em São Paulo em 31 de maio de 1927 e está enterrado em São Vicente.