Governo libera R$194.900,00 para infra-estrutura do bairro ecológico da CDHU em Bocaina.

Publicado em: 01/02/2008 00:00

O recurso é para obra de pavimentação asfáltica no conjunto “Jardim São Pedro”, no bairro rural Pedro Alexandrino, cujas casas populares têm placas de energia solar, calçadas ecológicas, e caixa acoplada no vaso sanitário, para economia de água.
O Governo do Estado liberou recursos para obra de pavimentação asfáltica no conjunto Jardim São Pedro, no bairro rural do Pedro Alexandrino, em Bocaina. A liberação foi publicada ontem, quarta-feira, no Diário Oficial do Poder Executivo.
Foram R$ 194.920,00 do Programa Pró-Lar – Melhorias Habitacionais e Urbanas de Municípios, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), da Secretaria de Estado da Habitação.
O custo total da obra – asfalto, guias e sarjetas e construção de área verde no bairro - é de R$ 243.645,00. A prefeitura entrará com contrapartida de R$ 48.730,00.
A Prefeitura irá providenciar a abertura de licitação pública para execução da obra, com prazo de término em 180 dias. A liberação do recurso teve a ajuda do deputado federal, Arnaldo Jardim (PPS), do seu assessor parlamentar, Sérgio Murilo, que acompanharam João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), prefeito de Bocaina, em quatro reuniões na Capital com direção da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e três encontros com o secretário-adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Rubens Cury ainda em 2007.
As 48 casas populares da CDHU no Pedro Alexandrino foram entregues pelo prefeito ainda no dia 29 de março de 2006.
CDHU Ecologicamente Correto
O conjunto de 48 casas populares do “Jardim São Pedro”, no bairro rural do Pedro Alexandrino, é pioneiro no Estado na preservação do meio ambiente.
Pela primeira vez a CDHU permitiu mudanças no projeto original do conjunto habitacional, reformulado pela atual administração do prefeito Kiko Danieletto, denominado Projeto Habitacional Ecologicamente Correto (PHEC).
As casas têm calçadas ecológicas e foram instaladas placas de energia solar para economia da conta de luz.
Os próprios mutuários fizeram suas próprias placas de energia solar – através de contrato da Prefeitura com a empresa  ProHab, de São Carlos -, o que resulta em uma economia de energia elétrica da ordem de 30%.
Foram também substituídas válvulas hidra por caixas acopladas nos banheiros das casas, para economia do consumo de água, consequentemente, menor valor do desembolso do mutuário com sua conta.