Bocaina têm 99,34% de crianças alfabetizadas, aponta "Provinha Brasil" do MEC.

Publicado em: 26/05/2008 00:00

O resultado da prova aplicada nos 150 alunos matriculados e freqüentadores do 2º ano de escolarização da rede municipal de Ensino registrou que 149 estão alfabetizadas, de acordo avaliação da Secretaria de Educação Básica do Governo Federal.
Depois de três anos e quatro meses de implantação do Ensino apostilado (Aprende Brasil, do Grupo Positivo) na rede municipal, o Ensino de Bocaina já começa a apresentar seus primeiros resultados positivos.
Organizada pelo Ministério da Educação (MEC) - por meio do INEP e da Secretaria de Educação Básica, visando avaliar a qualidade de alfabetização em cada escola pública brasileira – a “Provinha Brasil” foi aplicada no final do mês passado nos 150 crianças matriculadas e freqüentadoras do 2º ano de escolarização da rede municipal de Bocaina.
O resultado: 149 alunos - 99,34% - estão alfabetizados. Apenas 1 (de exclusão) encontra-se está em fase inicial de aprendizado.
Critério
O exame da “Provinha Brasil” apresentou 24 questões para as crianças
responderem. Avaliou o nível e o processo de alfabetização através de classificação de acordo com o número de acertos das respostas.
Nível 5 – 23 a 24 acertos do total das 24 questões da prova;
Nível 4 – 21 a 22 acertos;
Nível 3 – 18 a 20 acertos;
Nível 2 – 14 a 17 acertos (mais da metade da prova);
Nível 1 – até 13 acertos das questões;

O Ensino Municipal de Bocaina apresentou que 57 crianças – expressivos 38% das 150 –  tiveram nota máxima, classificados no nível 5.
No nível 4 ficaram 41 crianças. No nível 3, 45 ; nível 2, apenas 4; e no nível 1, uma criança.
Bem diferente do resultado dos três primeiros meses de 2005, quando o nível de crianças analfabetas em Bocaina beira a casa dos 25%, herança da qualidade de Ensino herdada da administração anterior.
“Uma vez que já no nível 2 as crianças começam a ler palavras com vários tipos de estrutura silábica, a prova demonstrou que 99,34% das crianças de Bocaina apresentaram resultado excelente. Estamos no caminho certo e vamos avançar ainda mais”, afirma João Batista Gabriel, diretor municipal de Educação.
Provinha Brasil
A “Provinha Brasil” foi aplicada em 3.133 municípios, de acordo com o Ministério da Educação (ofício de 20 de março de Maria do Pilar Lacerda de Almeida e Silva, Secretária de Educação Básica).
Os níveis de acerto são assim definidos:
Nível 5 – crianças que dominam o sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, que avançaram significativamente no processo de alfabetização.
Nível 4 – crianças que lêem pequenos textos, são capazes de localizar informação, identificam gêneros, elementos que compõem a narrativa, como tempo, espaço e personagem, compreendem o assunto.
Nível 3 – crianças que demonstram consolidação da capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, conseguem ler frases com sintaxe simples e utilizam estratégias que permitem ler textos de curta extensão.
Nível 2 – crianças que associam adequadamente letras e sons. Começam a ler palavras com vários tipos de estrutura silábica.
Nível 1 – crianças em estágio muito inicial em relação ao aprendizado da escrita; estão começando a se apropriar das habilidades ao domínio de regras.