NÃO PASSE DO LIMITE !

NÃO PASSE DO LIMITE !


Publicado em: 18/03/2015 00:00

Whatsapp

 

O Governo do Estado de São Paulo, lançou no dia 16 de março uma companha de orientação aos motoristas e frentistas, sobre o limite de abastecimento dos veículos.

A campanha, "Não Passe do Limite!", tem o apoio da Vigilância Sanitária para a divulgação no município, e os agentes estarão orientando e distrubiundo o material, que contém esclarecimentos e explicações nesta quarta-feira (18).

Abastecer seu veículo somente até o travamento automático da bomba de combustível evita danos à saúde do frentista e do cliente, pois os vapores da gasolina contém diversas substâncias químicas, extremamente perigosas a saúde.

Quando inalados , os vapores podem causar dor de cabeça, náuseas, vômitos, irritação das vias respiratórias, pele e olhos, além de provocar sonolência e vertigem. A longo prazo esses danos passam a ser mais sérios, prejudicando o Sistema Nervoso Central, o fígado e o sistema sanguínio, podendo provocar câncer, defeitos genéticos e prejuízos à fertilidade e ao feto. Ao ser ingerida e penetrar nas vias respiratórias, a gasolina pode levar à morte. Vale lembrar que seus vapores são altamente inflamáveis.

Além dos danos à vida do cliente e do frentista, abastecendo corretamente, evitamos também, a contaminação do meio ambiente e preservamos o veículo, pois o abastecimeno além do limite pode danificar o "cânister" do automóvel, provocando aumento de consumo, queda de rendimento e riscos de danos mecânicos, ocasionando derramamentos ou vazamentos acidentais.

A Conscientização sobre o abastecimento trás aos cidadãos o conhecimento dos perigos dos combustíveis e seus vapores, aumentando a qualidade de vida e diminuindo os riscos à saúde de todos os envolvidos no abastecimento de veículos.

Alguns cuidados especiais também merecem atenção, como utilizar máscaras respiratórias para vapores orgânicos, avental, luvas e óculos de segurança durante a coleta de amostra de combustível. Não aproximar o rosto do bocal ou cheirar a tampa do tanque. Não limpar ou secar com flanelas ou estopa se o líquido for derramado e não chupar com a mangueira o combustível para transferi-lo de um local para outro.

Não expor crianças aos vapores durante o abastecimento e evitar grávidas próximas a exposição, também são alguns cuidados que devem ser tomados. " Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático", e evite danos à saúde, ao meio ambiente e ao seu próprio automóvel.


Leia também

Diretoria de Cultura

2ª Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

15/04/2024 14:00

Diretoria de Cultura

Audiência Pública - Lei Aldir Blanc 2

08/04/2024 12:00

Diretoria de Administração e Finanças

PROGRAMA @acessabocaina - internet gratuita

27/03/2024 10:35

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2025

27/03/2024 10:25