REABERTURA DA CEMEI ARCA DE NOÉ

Publicado em: 27/04/2015 00:00

Em cerimônia na manhã deste sábado (25) o prefeito José Carlos Soave (PSB) realizou a reinauguração da Cemei Arca de Noé, no conjunto Victório Marangoni, após as obras de reforma realizadas naquela unidade de ensino infantil do município. Os serviços foram executados com recursos do governo estadual complementados por investimentos do próprio município. Além da reforma completa do prédio, a unidade também ganhou novo mobiliário nas salas de aula, refeitório e setor administrativo e novos equipamentos para a cozinha, como a armários modulados e fogão industrial. A obra incluiu ainda a construção de uma quadra poliesportiva para atender os moradores do bairro.

Com as reformas realizadas, a Cemei, que atendia 60 crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, ampliará sua capacidade para mais 25 vagas.

O cronograma da obra acabou sofrendo atraso em virtude da empresa inicialmente contratada para os serviços ter decretado falência, abandonando a reforma do prédio em seu estágio inicial. Houve a necessidade de realização de novo certame licitatório para a contratação de nova empresa para a execução das reformas. Durante o período da obra, as crianças matriculadas na Cemei foram atendidas no prédio da escolinha infantil Pica-Pau, na rua Floriano Peixoto. O prédio, que antes pertencia à Associação Bocainense de Proteção à Infância, foi adquirido pela prefeitura na metade do ano passado, para transformar-se em uma nova unidade de ensino infantil do município. Uma nova creche-escola também está sendo construída pelo município, com recursos estaduais, no Jardim Santa Terezinha. A nova unidade terá capacidade para atender aproximadamente 90 crianças com idade entre seis meses e três anos.

Em seu pronunciamento, Soave destacou que até o final da atual gestão, Bocaina terá zerado a atual demanda por vagas em creches no município. "Seremos a primeira, ou talvez a única cidade da região a conseguir zerar o déficit de vagas em creches, garantindo com isso o atendimento de nossas crianças e mais tranquilidade e segurança para as mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os seus filhos", disse o prefeito.

Ele lembrou ainda o estado de deterioração em que a Cemei Arca de Noé foi encontrada no início de sua gestão. "Foi assustadora a situação em que encontramos esse prédio no início de nosso mandato, sem a menor condição de abrigar crianças com idade entre seis meses e três anos como as que são atendidas aqui", disse. Ele lembrou ainda que os recursos do governo do Estado para a reforma da Cemei estavam disponíveis para o município desde o início de 2012, e que não entendia o motivo das obras não terem sido iniciadas na época pela administração anterior.

A cerimônia de reinauguração da Cemei Arca de Noé contou com a presença dos diretores da administração municipal, dos vereadores Jonas de Souza Amaral (PT), Edson Valério (PPS), Luiz Carlos Gimenez (PSDB) e André Marques (PV). O ex-prefeito de Bariri, Neto Leoni esteve na solenidade representando os deputados Roberto Massafera, estadual, e Lobbe Neto, federal, ambos do PSDB. Também estavam presentes professores e funcionários das escolas da rede municipal e da EE Capitão Henrique Montenegro e moradores do bairro. Após o descerramento da placa da obra, todos foram convidados a conhecer as novas instalações da Cemei e participar de um café da manhã oferecido pela direção da unidade.