1ª Jornada Ambiental Bocaina 2015

Publicado em: 10/06/2015 00:00

Nos dias 02 e 06 de junho foi realizada no Município de Bocaina a 1ª Jornada Ambiental Bocaina 2015. O evento promovido pela Diretoria de Meio Ambiente celebrou o Dia Mundial de Meio Ambiente e teve como principais atividades: a Educação Ambiental, Pedalada Verde e as Tendas Verdes. A apresentação do Projeto Rondon foi realizada pelos alunos do Curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC-Jahu para as crianças do Projeto Guri e do Projeto Espaço Amigo. Segundo Matheus, um dos integrantes do grupo que participou do Projeto Rondon a recepção e interação entre o grupo e as crianças foram muito satisfatórias. Os temas abordados foram: As queimadas urbanas e florestais (Teatro de Fantoches), A preservação da água (Confecção de um Filtro d’água caseiro) e Reciclagem (Gincana do Lixo).

Pedalada Verde

Já no sábado dia 06 ás 9h da manhã aconteceu o Passeio Ciclístico "Pedalada Verde" que reunião aproximadamente 200 pessoas, para Letícia a ideia da Pedalada Verde foi unir saúde e conscientização ambiental sobre os efeitos dos gases emitidos pelos veículos causadores do efeito estufa, que favorecem o aquecimento global. No final do passeio foram sorteadas 2 bicicletas, 2 capacetes, 5 squeezes, vários kits de acessórios para bicicletas além de uma tigela de açaí, uma cortesia do Bonde AÇAI – 7 Mares.

Tendas Verdes

O encerramento das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente aconteceu na Praça Remígio Diegues com a exposição das Tendas Verdes. Participaram representantes do Poder Público (Viveiro Municipal e Coleta Seletiva), Faculdades (FATEC-Jahu), Empresas (Fássiu – Coletora de óleo) e Associações (Associação Atitude com Vida). De acordo com a Organizadora do evento, o principal objetivo foi reunir vários setores da sociedade em prol de uma mesma causa, chamar a atenção e reflexão sobre as questões ambientais. Para Letícia, a ideia das Tendas Verdes foi mostrar que pequenos grupos quando organizados podem e devem dar sua contribuição para a solução dos grandes problemas ambientais enfrentados nos dias atuais, só através da conscientização e discussão sobre a temática ambiental é que poderemos mudas hábitos e costumes, além da questão cultural. Segundo o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente Sebastião Simões Mathias a expectativa para o ano que vem é dobrar o número de parceiros.

Galeria de fotos.