MEC BUSCA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em: 17/09/2015 00:00

O Ministério da Educação lançou uma chamada para Inovação e Criatividade na Educação Básica. O objetivo é criar bases para uma política pública voltada à inovação na educação a partir do conhecimento da extensão, da distribuição geográfica e do perfil da inovação e a criatividade na educação brasileira. A chamada busca, ainda, identificar a inovação e a criatividade nas áreas de gestão, currículo, ambiente escolar, articulação com outros agentes educativos, métodos e estratégias pedagógicas.

Podem participar da chamada pública as escolas das redes públicas federal, distrital, estaduais, e municipais, escolas privadas de educação básica, associações, organizações sociais, organizações da sociedade civil e instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais que atuam na educação de crianças, adolescentes e jovens. O prazo para inscrição vai até o dia 23 de outubro.

O MEC quer conhecer experiências inovadoras na educação básica, e a política pública decorrente da chamada irá fortalecer as organizações que têm propostas inovadoras. As organizações reconhecidas pelo MEC como inovadoras e criativas passarão a ser referência para a educação básica e suas atividades serão divulgadas pelo Ministério.

“As pessoas não têm, notícia de que é possível organizar uma escola sem as carteiras enfileiradas de frente pra lousa, sem as salas de aula, sem os corredores e as aulas de 50 minutos por disciplina”, afirma Helena Singer, assessora especial do ministro da Educação e presidente do Grupo de Trabalho Nacional que orienta a iniciativa. A chamada tem o propósito de divulgar novas referências, organizações que garantem os processos de aprendizado em estruturas que dialogam mais diretamente com os desafios do século XXI, conhecendo novos métodos de ensino inovadores e mostrando que é possível e eficiente um aprendizado diferente do habitual.