REUNIÃO EM BOCAINA LEVANTA DADOS PARA PLANO DIRETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA TIETÊ JACARÉ

Publicado em: 23/09/2016 00:00

Bocaina reuniu, na última terça-feira, 20, representantes de diretorias municipais, escolas, Câmara Municipal e sociedade civil para a realização do Inventário voltado à elaboração do Plano Diretor de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (PDEA-TJ). O encontro ocorreu na Escola Deputado Leônidas Pacheco Ferreira para o levantamento coletivo de problemas ambientais e ações de educação ambiental no município. O objetivo é aproximar setores públicos, privados e população, bem como nortear os projetos de educação ambiental. A ação é promovida em todos os 34 municípios da bacia através da Associação Teia-Casa de Criação, com sede em São Carlos, sob demanda do Comitê de Bacia do Tietê-Jacaré através da Câmara Técnica de Educação Ambiental, financiada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Todas as informações levantadas servirão de base para a composição do Plano Diretor, que prevê três etapas de atividade: a pesquisa e inventário de ações e projetos de educação ambiental; a análise e diagnóstico dos dados apresentados e, por fim, a produção da primeira versão do Plano e suas diretrizes. O documento ainda será analisado em quatro fóruns regionais de debate nos municípios de são Carlos, Araraquara, Jaú e Bauru, envolvendo todos os municípios pertencentes à bacia para o desenvolvimento da versão definitiva do documento, a ser entregue em 2017.Os demais municípios da bacia terão a oferta de transporte para participação nestes eventos.

O encontro foi ministrado por Maria Paula Pires de Oliveira, da Teia-Casa de Criação. Todo o material produzido será disponibilizado no site do projeto (http://pdea.teia.org.br/), alimentado constantemente até a elaboração da versão final do plano. No site, ainda haverá espaço para contribuições e fóruns online.