ALVORADA DE 1º DE MAIO ENCANTA BOCAINA NESTE DOMINGO

Publicado em: 29/04/2016 00:00

Tradição anterior ao próprio município, a Alvorada de 1º de Maio, homenagem centenária feita aos trabalhadores pela Banda Carlos Gomes, percorre as ruas de Bocaina neste domingo. O roteiro dos locais a serem percorridos no feriado foi definido pela Diretoria de Cultura, abrangendo diversos bairros da cidade.

De acordo com a pasta, haverá café da manhã aberto ao público às 5h30 no espaço musical onde funciona a nova sede da Banda Marcial e Projeto Guri (antiga Apae), na Rua Aquilino Pacheco. De lá, os músicos seguem o roteiro a seguir:

- 6h - Apresentação em frente à Câmara Municipal, com passagens pelas ruas Floriano Peixoto, 7 de Setembro e XV de Novembro;

- 6h30 – Parada na Casa de Martha Nigro, com passagens pelas ruas Cerqueira Cesar e Valadão;

- 7h - Casa do ex-prefeito de Bocaina, Moacir Donizete Gimenez;

- 7h30 – Auto Posto Piotto, com passagem pelo Lar Vicentino;

- 8h – Passagem pelo bairro Cecap;

- 8h30 – Homenagem a Gilberto Barbieri em sua casa na Rua Braz Megale;

- 9h – Casa de João Caxiné e Margarida;

- 9h30 – Bar do Adão, na Avenida Pref. Guilherme G.F. Campanhã;

- 10h – Apresentação na rotatória do bairro José Tonon;

- 10h30 – Encerramento no Bar Central (Jonas), no centro da cidade.

TRADIÇÃO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES

A Alvorada teve início em 1888 na Fazenda Santana, antes mesmo da pequena Vila de São João Batista se tornar o município de São João da Bocaina, em 1891. Trazida por imigrantes italianos, a festa era uma homenagem aos trabalhadores do campo no dia 1º de maio, quando os músicos saíam pelas estradas entoando canções e bebendo vinho. Neste mesmo ano foi formada a Banda Carlos Gomes. Sua primeira apresentação oficial foi na Festa de São João de 23 de junho de 1890, sob a regência do maestro Arthur Perondi. Outros grandes nomes também comandaram a corporação, entre eles Francisco Gioiosia e Túlio Ghiselli.

Uma cultura que atravessa gerações de moradores e pessoas que já viveram na cidade. Lembranças que percorrem a memória dos mais antigos e experiências inesquecíveis aos mais jovens. Muitos acordam logo cedo e esperam a chegada da banda nas calçadas ou olhando pelas janelas. As paradas sempre contam com a hospitalidade do povo, que abre as portas de casa para um delicioso café da manhã regado à boa música.

Parte dos músicos são membros da Banda Carlos Gomes há mais de 50 anos e fazem questão de manter a tradição, enquanto outros, mais jovens, completam a comitiva musical e levam adiante a história bocainense. Mais que proporcionar o saudosismo dos bons tempos, a Alvorada segue seu caminho levando luz ao futuro, como cultura viva da própria cidade.