Índice do IDEB – Bocaina atinge a meta estabelecida para 2021

Publicado em: 05/09/2018 14:00

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:

1. Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;

2. Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

Bocaina atingiu o índice de 6.7 ( superando a meta estipulada para 2021 ) . A meta estipulada para 2017 era de 6.1 dentro dos parâmetros nacionais.

O município possui 3 unidades de Ensino Fundamental que participaram desta estimativa do Ideb, à saber EMEF Deputado Leônidas Pacheco Ferreira , EMEF Maristela Marta Moreto e EMEF Dalila da Silva Affonso. Para acessar o resultado por unidade escolar acesse: ideb.inep.gov.br/resultados .

Resultados da Região

• BOCAINA - 6.7
  • BARRA BONITA - 6.7
  • BARIRI – 6.6
  • MIN.TIETÊ – 6.6
  • ITAPUÍ – 6.5
  • JAU – 6.4
  • BROTAS- 6.3
  • DOIS CORREGOS – 6.3
  • PEDERNEIRAS- 6.3
  • RIB.BONITO – 6.1
  • IG.TIETÊ – 6.0
  • DOURADO – 5.9
  • B.ESPERANÇA DO SUL – 5.7

“ Parabenizo aos professores municipais e aos alunos , pelo grande desempenho no resultado do IDEB 2017, onde Bocaina superou o índice nacional . Com políticas públicas específicas voltadas para a melhoria da educação de nossas crianças , merenda escolar de qualidade , ensino apostilado com a qualidade de escolas particulares e é claro , professores empenhados em oferecer conteúdo abrangente para os alunos, o resultado foi sensacional. Investimos no transporte escolar de qualidade , adquirimos nova mobília para as unidades escolares e iniciamos as aulas de informática na Unidade da UNIVESP como complemento de ensino , visando sempre os benefícios para nossas crianças . Com toda a certeza , somente conseguiremos gerar desenvolvimento para nossa cidade, inevstindo no aprendizado e na formação de nossos alunos”, disse Marco Antônio Giro , prefeito de Bocaina.