CARRETA ESCOLA MÓVEL CHEGA A BOCAINA PARA CURSO DE QUALIFICAÇÃO

Publicado em: 19/09/2018 09:30

A Prefeitura do Município de Bocaina , através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico firmou parceria com a Unidade Senai-Jau para a disponibilidade de cursos de qualificação para a população bocainense.

Neste primeiro momento, a Unidade Senai disponibilizou a Carreta Escola para o Curso de Confecção Industrial , voltada para a formação profissional com objetivo de desenvolver competências relativas a estudos de encaixe e corte de confecção industrial, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais e de segurança.

São 24 vagas divididas em 2 núcleos de aprendizagem , sendo 1 núcleo no período das 08h00 ás 12h00 o outro núcleo no período das 13h00 ás 17h00. As aulas iniciam-se em 25 de setembro e vão até o dia 23 de novembro de 2018 e a carreta permanecerá na Praça Remígio Diegues até a conclusão do Curso.

“ Estamos plantando a semente . Tudo na vida acontece desta maneira. Estamos trabalhando para oferecer oportunidades à nossa população , com a vinda de cursos de qualificação profissional. Foi assim com o PEQ , onde formamos 60 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho como Auxiliares Administrativos e agora mais 24 vagas para Confecção Industrial. Nosso compromisso vai mais além , pois temos ainda o Curso de Corte e Costura e o Curso de Manicure e Pedicure que já estão em andamento através do FUSS-Bocaina. Com a possibilidade de qualificação, a população tem a oportunidade de buscar melhor condição de trabalho e assim ter uma qualidade de vida cada vez melhor”, disse o prefeito Marco Antônio Giro.

“ Gostaria de agradecer aos representantes do Senai-Jau , Laerte Lozígia e Carlos Otaiano pela parceria e dizer que muito mais estará à disposição de nossa população”, finalizou o prefeito.

O curso

O Curso de Iniciação Profissional de Confecção Industrial tem por objetivo desenvolver competências relativas a estudos de encaixe e corte de confecção industrial, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais e de segurança e conta com a seguinte descrição :

Corte: Definição; Instrumentos; Equipamentos; Máquinas.
Encaixe: Definição; Características; Tipos.
Enfesto: Definição; Caracteisticas; Tipos.
Planejamento de risco e de corte;
Corte de produção.
Preparação para a costura: Separação das partes; Tipos de etiquetagem.
Teoria de corte de tecido listrado e xadrez.
Teoria de corte de tecidos de crepe, seda e outros tecidos finos.
Higiene e Segurança do trabalho;
Procedimentos de segurança.
Normas ambientais.
Coleta seletiva e descarte de resíduos.
Ergonomia.