Se for viajar, proteja sua residência do Aedes aegypti

Publicado em: 10/01/2019 15:15

O verão está aí e os dias quentes estão mais frequentes e, com eles, aumentam as pancadas de chuvas típicas da estação.

Por isso, quem vai aproveitar o período de férias para viajar deve preparar a casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Mesmo se forem poucos dias fora de casa, é preciso ficar atento. O ciclo de reprodução do mosquito é de 5 a 10 dias, o suficiente para ele se acomodar e se proliferar.

Veja abaixo sete dicas da Secretaria de Estado da Saúde para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya :

1. Vede a caixa d’água, galões, poços e tambores;

2.  Não deixe garrafas, potes, baldes e pneus ao relento. Se esses itens precisarem ficar na área externa, cubra-os ou vire a boca para baixo;

3. Tire os pratinhos das plantas ou coloque um que seja justo ao tamanho do vaso;

4. Se tiver piscina, tampe-a;

5. Abaixe a tampa do vaso sanitário;

6. As bandejas do ar-condicionado, geladeira e quaisquer eletrodomésticos devem estar secas;

7. Antes de sair em viagem, faça uma faxina completa na casa e elimine qualquer possível criadouro.

Medidas simples que dão um resultado enorme e quem agradece é a nossa cidade. Boa Viagem.