FUNCIONÁRIOS PASSAM POR CAPACITAÇÃO EM LICITAÇÕES

Publicado em: 19/03/2021 11:00

Os últimos tempos tem sido difíceis para absorver tantas alterações normativas em curto espaço de tempo. A COVID-19, as implicações decorrentes das paralisações dos serviços e a permanência de outros no momento de quarentena, traz às contratações públicas necessidade de soluções nunca experimentada. Os servidores públicos, pregoeiros, administradores, gestores e fiscais de contratos, assim como os próprios assessores jurídicos, se veem às voltas com as novas situações de ajustes contratuais, em que são exigidos, não apenas conhecimento técnico e jurídico, mas também capacidade gerencial dos agentes públicos.

Assim, a Administração Pública que passou por inúmeras transformações, inseridas nas mais diversas teorias até os dias atuais na busca pelas soluções de situações corriqueiras de logística (aquisições de bens, serviços e transporte, etc), exige dos operadores das compras e do direito uma capacidade extraordinária para gerenciar todos os problemas que vertiginosamente surgem nas licitações e execução dos contratos.

Diante dessa grande necessidade em se capacitar e orientar os colaboradores e gestores com relação a este importante mecanismo, a Prefeitura do Município de Bocaina em parceria com o IBRAP ( Instituto Brasil de Inteligência em Administração Público) promoveram o curso de Licitações e Contratos Administrativos, com ênfase em Elaboração de Termos de Referência.

O curso foi ministrado pelo Professor José Carlos Baroni, Advogado especializado em Direito Administrativo, Professor Universitário, Membro e Presidente de Comissões Permanente de Licitações por mais de 25 anos e Gerente Administrativo do CEPAM- Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo-SP e Membro do Conselho de Administração do IBRAP.

“Proporcionar a qualificação, orientação e capacitação de nossos colaboradores faz parte do nosso plano de trabalho, visando cada vez mais o melhor atendimento em relação aos serviços prestados para a nossa população. Tudo passa pelo Departamento de Licitações e Compras. Desde um insumo de escritório, material de limpeza até veículos, combustíveis, medicamentos. Para isso, os nossos colaboradores estão sempre antenados com as Legislações Vigentes, proporcionando assim uma conduta responsável em relação aos investimentos públicos”, disse Marco Antonio Giro, prefeito municipal.

TRANSMISSÕES AO VIVO

Assim como já acontece com as transmissões ao vivo das Sessões da Câmara de Vereadores, a partir deste mês de março de 2021, as Sessões de Licitações passarão a ser transmitidas ao vivo pelos canais da Prefeitura do Município de Bocaina e permanecerão publicadas, seguindo legislações vigentes.

Para Renato Doretto, Coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Bocaina, “esse tipo de publicidade em relação aos atos administrativos, tem por única finalidade a transparência e confiança dos trabalhos executados pelos departamentos, que poderão ser acompanhados por qualquer cidadão”.

Para acessar, basta entrar em www.facebook.com/prefeituradebocainawatch/live, página oficial do município de Bocaina.