PREFEITURA PREPARA UNIDADES PARA INÍCIO DAS AULAS

Publicado em: 05/02/2019 11:57

Antecedendo o início do período de aulas do ano letivo de 2019 , a Prefeitura do Município de Bocaina executou a ação de dedetização das unidades escolares , desratização e limpeza de caixas d'água , mantendo a sanidade exigida para o bom andamento das atidades escolares.

Sempre buscando oferecer qualidade aos nossos alunos , o Poder Público municipal vem tomando ações que vão de encontro aos anceios dos profissionais que se utilizam das unidades para a implemantação de seu trabalho , alinhado com o cuidado que oferecido pela rede municipal de educação durante todo o período das aulas.

“ Temos tomado o cuidado de cuidar de nossas unidades scolares , para que o bem estar de nossos alunos esteja sempre em primeiro lugar , pois os alunos passam boa parte do dia dentro de nossas escolas. Portanto nada mais justo e oportuno , realizar essas ações de preparação para que tenhamos um bom ano. Já na segunda etapa , os prédios públicos também receberão tais ações e logo após , teremos a nebulação das bocas de lobo , pontos de verificação , os chamados Pvs e também as galerias de aguas pluviais , visando o controle de baratas e escorpiões , seguindo recomendações da ANVISA e Diretoria de Saúde ”, enfatizou o Prefeito Marco Antônio Giro, o Pipoca.

ESCORPIÕES

Os escorpiões são predadores, alimentando-se principalmente de baratas , insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais algumas aves, répteis (como lagartos e lagartixas), anfíbios e algumas espécies de aranhas.
Atualmente existem cerca de 2.200 espécies de escorpiões conhecidas no mundo, vivendo tanto em florestas úmidas quanto em desertos. Aproximadamente 160 espécies ocorrem no Brasil. Destas, somente três espécies são consideradas de importância médica para os municípios de São Paulo: Tityus bahiensis (escorpião marrom), Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus stigmurus (escorpião amarelo do nordeste).

Os escorpiões podem ser encontrados nas cidades, ocorrendo em áreas verdes, parques, cemitérios, terrenos baldios, linhas de trem, em galerias de esgoto, de águas pluviais e de instalações elétricas, em meio a materiais de construção e entulhos.

Medidas Preventivas:
Para evitar a presença e proliferação de escorpiões devem-se adotar as seguintes medidas:

1. - Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;
  2. - Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;
  3. - Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;
  4. -Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
  5. - Não acumular entulho ou materiais de construção;
  6. - Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;
  7. - Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;
  8. Para evitar acidentes:
  9. - Examinar roupas e calçados antes de usá-los;
  10. - Manter cama, sofás, berços afastados da parede;
  11. - Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;
  12. - Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões;

Em caso de acidente, procurar imediatamente à unidade de saúde mais próxima.