JANEIRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

JANEIRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE


Publicado em: 06/01/2021 11:45

Whatsapp

 

Considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, a hanseníase tem cura, mas ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. Doença tropical negligenciada, infectocontagiosa de evolução crônica, se manifesta principalmente por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos , como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés.

Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos minuciosos e, principalmente, da capacitação do médico. No entanto, fica o alerta: quando descoberta e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer deformidades e incapacidades físicas. No Brasil, o tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

Anualmente, em janeiro, são promovidas ações de conscientização sobre a hanseníase para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção, lembrado no último domingo do mês.

Conhecida como Janeiro Roxo, a iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações especializadas e conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença.

Em geral, a doença começa na infância, passa despercebida e costuma ser mais diagnosticada na adolescência ou em adulto jovem.

Para maiores informações e esclarecimentos, procure uma unidade de saúde mais perto de você ou ligue, 3666-8620.

 


Leia também

Diretoria de Administração e Finanças

ALISTAMENTO MILITAR 2021

14/01/2021 15:30

Diretoria de Saúde

Cadastro Domiciliar e Individual

05/01/2021 15:10

Diretoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Prefeitura de Bocaina inicia implantação do Sistema de Monitoramento por Imagens

18/12/2020 12:15