Horário de funcionamento: Seg. à Sex. 7:30 às 11:00 - 12:30 às 17:00

BOCAINA – Do Centro do Estado de São Paulo para o mundo

BOCAINA – Do Centro do Estado de São Paulo para o mundo

O Município de Bocaina foi um grande produtor de café na grande corrida cafeeira no chamado Ciclo do Café Paulista.
Grandes fazendas cultivavam milhões de pés de café e mantinham suas colônias sempre repletas de meeiros e trabalhadores rurais que, maravilhados com a grande produção em nossas terras , migravam com suas famílias e se firmaram em nosso solo bocainense.
Entre as grandes fazendas produtoras do chamado “ ouro-verde” , há de se destacar a Fazenda Bananal , de propriedade da Família Izar e atualmente Família Atalla, que mantém até os dias atuais , expressiva produção cafeeira.
A Fazenda Ouro Verde , de propriedade da Família Cury ainda mantém sua produção cafeeira alinhada com a produção de gado de corte.
Já a Fazenda Beira Alta , possui grande produção e mantém funcionários ativos na cultura o ano todo , inclusive com a utilização de máquinas para o cultivo e colheita dos grãos.
O que chama a atenção em todo este contexto , é a produção do café orgânico , muito em evidência nos grandes centros e amplamente cultivado pela Fazenda Retiro , administrada através da ARROBA SUSTENTABILIDADE e mantém em sua unidade , a produção de barras de cereais e macadâmia , presente em empórios e lojas específicas pelo Barasil afora.
O que evidencia a riqueza do café em Bocaina são os grandes casarões erguidos em nosso centro histórico , totalmente preservados , imponentes , fazendo jus ao riquíssimo tempo em que o ouro verde circulava pelas Bolsas de Valores do Brasil e da Europa , grande comércio de nosso café bocainense.
A Fazenda Santa Teresa , de propriedade de Patrícia Camarero também foi uma grande cultivadora de café e atualmente abriga em sua propriedade , um SPA e hotel , voltado exclusivamente ao público que busca conforto, calmaria e contato com a natureza , através de uma estadia completa , que inclui banhos de cachoeiras, passeio a cavaloe um contato epecial com o meio ambiente .
Com a crescente demanda para a produção de açúcar e alcool , canaviais foram tomando o espaço que outrora pertenceu ao café bocainense e atualmente Bocaina se consolida como um grande e promissor município produtor de cana de açúcar , possuindo inclusive uma unidade fabril de açúcar , álcool e energia eletrica , utilizando-se do bagaço produzido por sua indústria , sendo a Unidade Santa Cândida , da Raízen e Brookfield Energia.
Famílias contemporâneas firmaram suas raízes em Bocaina , com uma enorme diversidade de cultura e costumes . Italianos, portugueses, espanhois , libaneses e sírios , além de famílias de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e do sul do país encontraram em Bocaina , um pedaço do paraíso para viverem .
Valores culturais incalculáveis aliados à nossa história tão presente em nossas ruas e bairros através de logradouros com os sobrenomes Ferraresi, Megale, Debiazzi, Meletto, Carazzatto, Moretto, Del Bianco, Granai, Piotto , Desidério, Ciotti, Perrone , Tonon , Ravagnolli , Colleone , Rebustinni, Bertoncello , Affonso , Caria , Valadão de Freitas , Rocha , França , Alves dos Santos, Bento de Abreu , Vicentini , Ferrrari, Verdianni e tantas outras famílias se firmaram em nossa querida Bocaina , Paraíso do Nosso Brasil.

Localização


Voltar