“Jardim da Fama” de Bocaina completa 10 anos com nova escultura de plantas de Ayrton Senna.

Publicado em: 29/12/2010 00:00

Para comemorar uma década, o jardineiro Guica está criando o rosto de de Ayrton Senna e planeja  homenagear ainda este ano os Beatles e Michael Jackson no jardim da praça Santa Luzia, do município, dando configurações através de podas e cortes especiais, técnica conhecida como topiaria.

O “Jardim da Fama”, na praça Santa Luzia, em Bocaina, completa este mês 10 anos, com nova obra de topiaria com o rosto de Ayrton Senna, que é a arte de podas e cortes especiais em plantas vivas, idealizada e criada pelo jardineiro da Prefeitura Antonio Guica de Souza Júnior, de 63 anos.

Agora serão 10 trabalhos de topiaria na praça, com rostos de artistas famosos e acontecimentos que marcaram a vida do mundo nos últimos 20 anos.

“Parece um sonho, que foi ontem. Comecei como um trabalho de hobby e brincadeira. Só que gostei e me aperfeiçoei e não parei mais. Adoro o que faço e continuarei até morrer”, afirma Guica.

Ele já construiu em plantas vivas as seguintes obras:

1. A Bandeira Brasileira

2. Nossa Senhora Aparecida

3. Ataque terrorista às torres gêmeas em Nova York em setembro de 2001

4. Olimpíadas

5. Dinossauros

6. Roberto Carlos

7. Rei Pelé

8. Daniel (cantor sertanejo)

9. Elvis Presley (construído em agosto deste ano)

10. Ayrton Senna (em construção)

Há10 anos, ele iniciou a construção do que denominou “Jardim da Fama”, em referência e alusão à “Calçada da Fama”, em Hollywood, nos EUA, onde celebridades deixam na calçada marcas dos pés e mãos.

Em agosto, Guica deixou pronto a topiaria do cantor norte-americano, Elvis Aaron Presley, em homenagem aos 33 anos de sua mprte aos 42 anos de idade em Memphis, nos EUA.

Ayrton Senna e Pelé

Desenhos em plantas de rostos dos cantores Roberto Carlos e Daniel, de Nossa Senhora Aparecida, configurações de dinossauros, da bandeira nacional, em homenagem à Seleção Brasileira, de representação de dois aviões e as duas torres gêmeas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque nos EUA, e muitos jardins floridos são as obras do jardineiro, o “escultor de plantas” Guica.

“Mãos de Tesoura”

Guica continua construindo o que chama de “Jardim da Fama”, versão brasileira da “Calçada da Fama de Hollywood”, um sonho seu.

Suas próximas produções em plantas, revela ele, devem ser os rostos dos Beatles e Michel Jackson.
Nas mãos calejadas do jardineiro Guica, de 63 anos, as tesouras e máquinas dão asas à criatividade na arte de adornar plantas dando configurações por meio de podas e cortes especiais, conhecida como topiaria.

O “Mão de Tesoura” bocainense é um trabalhador da Prefeitura do município há 10 anos e iniciou seu trabalho de topiaria em 2000. autodidata e ex-sapateiro, Guica dá às plantas como pingo-de-ouro contornos belos a temas até religiosos, como a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Autógrafo do Rei Roberto

Desde então, esculpiu dois cantores: Roberto Carlos e Daniel, seus dois favoritos. Aliás, o sertanejo Daniel esteve no dia 25 de agosto de 2005 em Bocaina visitando a praça Santa Luzia, com seu rosto desenhado em plantas.

Guica também exibe com orgulho um autógrafo recebido de Roberto Carlos, após ele ter mandado fotos de sua obra ao cantor.

“Escrevi e mandei fotos de sua escultura ao rei Roberto e ele me respondeu a carta com autógrafo”, diz Guica, demonstrando orgulho.

Ele adianta que planejou fazer em seus próximos trabalhos os rostos de Xuxa, Ayrton Senna, Pelé e Elvis Presley.

Guica faz suas esculturas em plantas com base em fotografias. Depois de deixar de ser sapateiro, ele foi trabalhar na prefeitura.

“Minha vida é cuidar de plantas, de flores. Não sei viver sem isso”, afirma o jardineiro, que antes, chegou a trabalhar no cemitério da cidade, dando cores vivas aos túmulos.

Ele cuida do jardim da praça Santa Luzia todos os dias, de segunda a segunda.

Atentados terroristas

Ele esculpiu em plantas o retrato do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, nos EUA. As duas torres gêmeas, dois aviõezinhos ao lado, com a bandeira dos Estados Unidos, data e horário dos atentados.

“Esse trabalho é para alertar as pessoas da maldade cometida naquele fato, que mudou o mundo”, explica Guica. O trabalho demorou três meses para ficar pronto.

Um dos seus trabalhos favoritos é a escultura de Nossa Senhora Aparecida.

“É minha santa. Ela ajuda a proteger nosso jardim”, acrescenta.

A escultura de três dinossauros – denominado “Parquinho dos Dinossauros”, ao lado de brinquedos na praça – mostra diversidade do tema de seu trabalho.

A primeira obra realizada em 200 foi a Bandeira do Brasil. Depois foi alterando com esculpidos de acontecimentos, como o pentacampeonato da seleção brasileira. Confiante e torcedor, Guica colocou a palavra “Hexa” embaixo da bandeira de planta, mas o Brasil foi desclassificado na Copa do Mundo deste ano.

Rádio Jovem Guarda

Aos domingos à tarde, Guica faz um programa na Rádio Popular FM de Bocaina (104,9 Mhz) chamado “Saudade não tem idade”. Suas músicas favoritas – todas tocadas em disco vinil - são as de Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Jerry Adriane, Vips e também Daniel.

Criado entre nove irmãos – seu pai foi o coveiro do cemitério do município – Guica, entre 1966 e 1980, quando tinha uma sapataria, colocava apelidos em todos os jovens e mantinha coleções de gibis no local de trabalho para atrair freguesia.

Disse que continuará seu trabalho de “escultor de plantas” e jardineiro, mas recusa-se a aceitar trabalho em residências particulares.

“Gosto que todos vejam o meu trabalho. Em casas particulares pouca gente pode usufruir minhas criações”, termina ele.