Prefeitura entrega produtos da Agricultura Familiar dentro do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em: 20/04/2021 14:50

A Prefeitura de Bocaina através da Diretoria de Assitência e Desenvolvimento Social e o CRAS-Centro de Referência em Assitência Social promoveram a entrega de gêneros alimentícios do Programa de Aquisição de Alimentos e Agricultura Familiar para famílias cadastradas e assistidas pela área social do município.

Ao todo, aproxidamente 210 famílias receberam kits contendo hortaliças, legumes e frutas que contribuem para uma melhor alimentação, com alimentos de qualidade, diretamente da lavoura para suas mesas, sendo a segunda entrega somente neste mês de abril.

ENTENDA O QUE É O PAA- PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

EM BOCAINA

No município de Bocaina, a Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social, que é Dirigida por Ana Lucia Bueno de Oliveira, a Basti, vem ao longo dos últimos anos promovendo diversas ações que tomam por objetivo, contribuir com a melhor qualidade de vida de famílias que encontram-se em situações de vunerabilidade e que precisam de uma ajuda maior do poder público.

Essas ações sofreram um aumento significativo durante os meses de Pandemia, pois além das famílias cadastradas junto ao CRAS, a área social também iniciou o programa de entrega de Kits proteicos para os alunos da APAE e aos idosos assistidos pelo Centro Dia do Idoso.

“Promover a melhor qualidade de vida para a nossa população é um de nossos maiores objetivos enquanto administrador. Essa Pandemia veio nos dar um novo norte e nos ensinar que solidariedade e vontade pode muito em seus objetivos. Esse programa vem oferecer alimentação de qualidade para nossa gente e mostra o grande valor da agricultura familiar que deve ser cada vez incentivada pelos gestores municipais”, disse Marco Antonio Giro, o Pipoca.