DIA D CONTRA A PÓLIO

Publicado em: 19/11/2014 00:00

A Diretoria Municipal de Saúde de Bocaina realiza neste sábado (22) o segundo dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo para as crianças que ainda não tomaram as vacinas na campanha iniciada no último dia 8, quando ocorreu o primeiro dia D da vacinação.

`A vacina é a única forma de prevenção contra essas doenças, portanto é muito importante que os pais levem seus filhos até os postos de vacinação para serem imunizados. A vacinação em dois sábados dentro do período da campanha é justamente para facilitar a vinda às unidades de saúde daquelas pessoas que não têm disponibilidade para fazê-lo nos dias úteis da semana`, explica a diretora municipal de Saúde, Valquíria de Souza Amaral.

No próximo sábado, as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17 para a realização da vacinação. Contra a poliomielite, o público alvo são crianças de 6 meses completos até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os pais ou responsáveis devem estar munidos da caderneta de vacinação.

A poliomielite é uma doença contagiosa, que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.

Raiva

Também no próximo sábado, a diretoria de Saúde realiza reforço na zona urbana da vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. O posto fixo de vacinação estará funcionando na praça de Santa Luzia, no horário das 8h às 14h para atender os moradores que não puderam levar seus animais para serem vacinados durante o período de vacinação realizado na zona urbana.

O trabalho de imunização contra a raiva está acontecendo na zona rural, tendo sido interrompido nesta sexta-feira para que fossem retiradas novas doses de vacinas na Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru. Inicialmente, foram destinadas pelo Ministério da Saúde 1,3 mil doses para a campanha de vacinação no município. Mas segundo o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Alberto Baccarin Jr, o número de animais vacinados este ano na zona urbana superou bastante o do ano passado, havendo necessidade de nova remessa para o atendimento da zona rural.