VAGAS EM CRECHES

Publicado em: 07/11/2014 00:00

A partir de abril de 2015, quando estiverem concluídas as obras da creche-escola em construção no conjunto habitacional Santa Terezinha, Bocaina passará a atender plenamente a atual demanda por vagas em creches no município. Atualmente, 97 crianças com idade entre 6 meses a 3 anos encontram-se na lista de espera da única creche existente na cidade, a Arca de Noé, no jardim Victório Marangoni, que atende 80 crianças. Além da construção da nova unidade, a prefeitura adquiriu o prédio da escolinha infantil Pica-Pau, localizado na antiga região central da cidade e que era mantida pela Associação Bocainense de Proteção à Infância (ABPI). Após negociação iniciada no primeiro semestre de 2013, a aquisição do prédio foi fechada por R$ 200 mil no último mês de julho.

Antes mesmo de o negócio ser concluído entre as partes, o prédio já vinha sendo alugado pela prefeitura para atender as crianças matriculadas na Arca de Noé, cujas instalações estão em fase final de reforma.

De acordo com a diretora da Arca de Noé, Márcia Cristina Boconcello, a demanda por vagas em creches nunca vai parar de crescer, mas com uma nova unidade em construção e a aquisição do prédio da escolinha Pica-Pau, a prefeitura está começando a dar resposta a um problema que vem de décadas no município.

`A Arca de Noé foi inaugurada no início da década de 1990, e de lá para cá, nenhuma outra creche pública foi construída em Bocaina. Com a população aumentando, evidente que a demanda por creche também iria aumentar. Com mais essas duas unidades, vamos começar a enfrentar esse problema de falta de vagas para o atendimento de nossas crianças`, afirma a diretora.

Reforma e construção

A construção da creche-escola no conjunto Santa Terezinha está em fase de conclusão das obras de fundação. Os serviços foram iniciados em outubro pela construtora Salles e Santos Ltda., que tem prazo em contrato de oito meses para a entrega da unidade. Construída em parceria com a secretaria estadual da Educação, a nova creche terá 651 m² de área construída e está orçada em pouco mais de R$ 1,3 milhão.

A reforma completa do prédio da creche Arca de Noé, no jardim Victório Marangoni, deve ser concluída até o final da próxima semana. Os serviços foram iniciados no ano passado, mas sofreram paralisação depois que a empresa responsável pela reforma abandonou a obra. Foi necessária a realização de um novo processo licitatório para escolha da empresa que daria continuidade aos serviços. O restante da reforma está orçado em R$ 209 mil.

`A partir de 2015, teremos triplicado a oferta de vagas em creches na cidade. Isso sem contar que a área onde está a escolinha Pica-Pau, que adquirimos para o município, permite realizar diversas ampliações, o que ajudará a atender a demanda futura por vagas sem a necessidade de construção de uma nova unidade`, afirmou o prefeito José Carlos Soave (PSB).