Visita Fussesp

Publicado em: 10/09/2014 00:00

A técnica da regional de Bauru do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), Zeila Giorgina Nogueira, visitou na tarde desta terça-feira a sede do Fundo Social de Solidariedade (FUSS) de Bocaina para acompanhar os projetos desenvolvidos pelo órgão no município em parceria com o governo estadual.

Durante a visita, a presidente do FUSS municipal, Patrícia Rebeca Nigro, apresentou Zeila às alunas e orientadoras do programa Escola de Beleza, que oferece o curso de manicure e pedicure. O curso foi implantado no município no mês de abril, e depois de formar a primeira turma está dando formação a um novo grupo de 10 alunas, que concluirão o aprendizado no próximo dia 18.

O Escola de Beleza foi o primeiro curso implantado em parceria entre o Fussesp e o FUSS municipal, mas o prefeito José Carlos Soave (PSB) já assinou convênio com o governo do Estado para a implantação no município do projeto Escola da Moda, que tem como objetivo capacitar pessoas para o trabalho de costura e modelagem de vestuários.

De acordo com o Fussesp, os cursos Escola de Beleza e Escola da Moda foram criados com o objetivo de aumentar a autoestima das pessoas e levar qualificação profissional para a geração de emprego e renda da população de baixa renda, em especial para as pessoas desempregadas.

De 2011 até o momento, o Fussesp assinou mais de 2 mil convênios com municípios e entidades sociais para a realização dos cursos.

Horta

Também já existe convênio assinado pelo prefeito Soave para a realização em Bocaina do projeto Horta Educativa, que será executado na Escola Professora Dalila da Silva Affonso, no bairro de Pedro Alexandrino, com a participação também de alunos de outras escolas da rede municipal.

O projeto foi idealizado pelo Fussesp com o objetivo de incutir nas crianças o hábito de consumir verduras e legumes cultivados de maneira saudável e sem a utilização de agrotóxicos. As atividades de formação e manutenção da horta buscam ainda promover uma maior interação entre professores, alunos e familiares, que também serão convidados a participar do projeto.