R$ 1,4 milhão em unidades de saúde

Publicado em: 17/07/2014 00:00

A Prefeitura de Bocaina está investindo R$ 1.481.610,00 em recursos estaduais e federais na construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e na reforma das duas unidades atualmente existentes na zona urbana do município.

Com orçamento previsto em R$ 805.970,00, as obras da nova UBS, que estará localizada entre os jardins Nova Bocaina 2 e São Judas, nos altos da cidade, tiveram início na última semana, com prazo previsto de seis meses para a conclusão dos serviços. Construída em parceria com o Ministério da Saúde, a UBS terá 497,42 metros quadrados de construção, sendo a primeira unidade de saúde construída no município desde 1994, quando foi inaugurado o PAS do Jardim José Tonon.

A Prefeitura também está realizando a reforma do Centro de Saúde Dr. Hélio Inforzato, mais antiga unidade de saúde do município, localizada em frente à Santa Casa, antiga região central da cidade. Na primeira etapa da obra, iniciada em dezembro e concluída no final de junho, foram investidos R$ 159.640,00 obtidos em 2013 pela administração municipal junto ao Ministério da Saúde. Os serviços incluíram a troca do piso e dos azulejos em toda a unidade, conserto de paredes com rachaduras e infiltrações por água das chuvas, reforma de instalações hidráulicas e construção de paredes divisórias entre algumas alas.

Na segunda etapa das obras serão investidos R$ 300 mil, provenientes de convênio assinado este ano pela Prefeitura com a Secretaria Estadual da Saúde. Com o dinheiro, será realizada a pintura interna e externa do prédio, troca de toda a rede elétrica, substituição de todas as portas e construção de três novas salas, que abrigarão setores que atualmente funcionam em prédios alugados pelo município, como por exemplo, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nenhuma dessas melhorias estava contemplada no projeto inicial da obra. A Prefeitura está realizando processo de licitação para escolha da empresa que ficará responsável pela nova etapa dos serviços.

No último sábado, foi iniciada também pela Prefeitura a reforma do PAS do Jardim José Tonon. Com recursos federais no valor de R$ 216 mil, as reformas na unidade contemplam a troca de pisos, azulejos, telhados e pintura interna e externa. As reformas estão sendo realizadas pela construtora JR Torres Ltda, que tem prazo de quatro meses para a conclusão dos serviços.

O prefeito José Carlos Soave (PSB), que é médico, lembra que a melhoria da infraestrutura na área da saúde do município foi um de seus principais compromissos de campanha. "O Centro de Saúde e o PAS estavam há muitos anos sem passar por reformas e também há muitos anos a cidade vem necessitando de uma nova unidade de saúde. Com a construção da UBS e as reformas das duas unidades existentes na cidade, vamos elevar a qualidade dos atendimentos à população e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na saúde pública do município", afirma Soave.

PAS fecha amanhã e sexta

Devido as reformas que foram iniciadas na última semana, o PAS do José Tonon estará fechado amanhã e sexta-feira para a mudança dos equipamentos e transferência dos serviços ali realizados. Todos os serviços, com exceção dos atendimentos de dentistas e fisioterapeuta, serão transferidos para a Alameda das Angélicas, número 38, antigo escritório da Tatu Imobiliária, no Jardim Nova Bocaina 2. O serviço de fisioterapeuta continuará sendo oferecido no prédio do PAS. As pessoas que tiverem agendadas ou precisarem de atendimento urgente de dentista devem ligar para o número 3666-1614, para receber orientações sobre o serviço.