SEXTA TEM CINEMA DE RUA

Publicado em: 29/05/2014 00:00

O projeto cultural Cinema de Rua, realizado pela diretoria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Bocaina terá a sua sexta edição nesta sexta-feira (30), com a exibição do filme Caminhando com Dinossauros, a partir das 20h, na praça Remígio Diegues (rodoviária). Parte da programação de aniversário do município, comemorado no último dia 23, esta será a terceira edição do projeto durante o mês de maio e a sexta desde que ele foi implantado, em dezembro de 2013.

Na sua primeira fase, o projeto tem apresentado filmes de animação, que são exibidos ao ar livre em telão inflável gigante, com qualidade de imagem e som de salas convencionais de cinema. Cadeiras são disponibilizadas na praça para garantir a comodidade do público.

"Esse projeto começou de forma um pouco tímida, no final do ano passado, mas caiu rapidamente no gosto do público. A cada exibição temos recebido um número maior de pessoas, o que nos leva a crer que o Cinema de Rua é um projeto que terá vida longa em Bocaina", disse o prefeito José Carlos Soave.

Kit Cinema

Bocaina foi uma das cidades contempladas pelo secretaria estadual da Cultura com um Kit de cinema composto de projeto, tela de 3mx3m, aparelho de DVD, mesa e caixas de som. Os equipamentos foram entregues à prefeitura na segunda semana de maio, podendo ser utilizados em espaços públicos, como escolas, praças, auditórios etc.

Depois de receber os equipamentos, os municípios podem aderir ao programa Pontos MIS, mantido pelo Museu da Imagem e do Som, que disponibiliza um grande acervo de filmes, além de assistência para compor a programação, oficinas e palestras. Em geral, o programa Pontos MIS oferece um longa e um curta metragem, mesclando cinema nacional e estrangeiro, animações ficções e documentários.

"Com esses equipamentos, vamos poder dar continuidade ao projeto Cinema de Rua sem a necessidade de contratação de empresa para a exibição dos filmes, como aconteceu até agora. Vamos também poder diversificar os locais de exibição, levando cinema às escolas e outros locais públicos", disse Soave.