INCENTIVO À LEITURA

Publicado em: 20/05/2014 00:00

Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Deputado Leônidas Pacheco Ferreira e Maristela Marta Moretto acompanharam nos períodos da manhã e da tarde desta terça-feira, no espaço cultural Cine Jequitibá, a encenação da história de Pinóquio, pela Cia. Teatral Atos & Cenas, da cidade de Lençóis Paulista. A apresentação marcou o encerramento da segunda etapa deste ano do projeto Contos e Fábulas, uma das iniciativas implantadas a partir de 2013 pela diretoria municipal de Educação para despertar entre os alunos o interesse pela leitura. O projeto acontece nas escolas de ensino infantil e fundamental.

Depois da leitura e desenvolvimento de trabalhos em sala de aula em torno da história de clássicos da literatura infantil, cada etapa do projeto é encerrada com a apresentação de um filme ou peça teatral daquela história. Na primeira etapa deste ano, a história apresentada aos alunos foi a da Cinderela, um dos contos de fadas mais populares da humanidade.

Na próxima quinta-feira, será a vez dos alunos do ensino infantil das Cemeis Santa Rita de Cássia, Conceição de Oliveira Caria Affonso e Professora Dalila da Silva Affonso serem levados ao cine Jequitibá para acompanhar a encenação de Pinóquio.

`O que buscamos com projetos como esse em nossas escolas é aguçar o interesse dos alunos pelas histórias dos personagens e o enredo dos livros. Com isso, acreditamos que estamos dando um importante passo no sentido de despertar o interesse das crianças pela leitura`, disse a diretora de Educação, Sônia Maria Carazatto. `Nunca nossas escolas tiveram tantos projetos simultâneos voltados para o incentivo à leitura`, completa. A diretora citou os projetos Barraca Literária e Férias Literárias, desenvolvidos desde o ano passado, e A Família e o Livro, criado a partir deste ano e que disponibiliza, a cada 15 dias, livros para serem levados para casa pelos alunos para leitura com os pais ou irmãos mais velhos nos finais de semana. Ao devolverem os livros nas escolas, os alunos desenvolvem trabalhos sobre os personagens das histórias lidas em casa.

`E uma forma de envolver a família no desenvolvimento do gosto pela leitura entre as crianças`, explica Sônia. Muitas famílias não dispões de condições de adquirir livros infantis para os seus filhos, então, através desse projeto, passamos a disponibilizar os livros das escolas para serem levados pelos alunos para casa nos finais de semana`.

Os projetos de incentivo à leitura iniciados nas escolas municipais desde o ano passado fazem parte do programa Bocaina, Uma Cidade de Leitores, proposta constante do Plano de Governo apresentado pelo prefeito José Carlos Soave (PSB) durante sua campanha à Prefeitura.