Bocaina recebe cubano do programa Mais Médicos

Publicado em: 17/04/2014 00:00

Bocaina recebeu no final da tarde desta quarta-feira o médico cubano Alejandro Ladron Guevara Ortiz, 35 anos, que, após período de adaptação de aproximadamente 20 dias na cidade, passará a atender no PAS do Jardim José Tonon. O profissional chega ao município através do programa Mais Médicos, do governo federal, que atua na melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), preenchendo a ausência de médicos em regiões mais remotas e cidades do interior onde existe maior demanda por profissionais.

Vindo da cidade de Santiago de Cuba e com formação como clínico geral, Ortiz terá carga horária de trabalho de 8 horas diárias, devendo permanecer no município pelo período de 1 a 3 anos. Além do salário pago pelo governo federal, enquanto permanecer na cidade o médico receberá do município uma ajuda de custo mensal para as despesas com aluguel e alimentação. O valor referente a essa ajuda de custo será em torno de R$ 2 mil.

Recebido na manhã desta quinta-feira na Prefeitura pelo prefeito José Carlos Soave (PSB), Ortiz manifestou conhecimento sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que segundo ele, é um modelo bastante eficaz na sua concepção, porém precisaria passar por alguns ajustes estruturais para oferecer um atendimento mais adequado à população.

Soave falou da importância de poder contar com um profissional durante 8 horas diárias no PAS José Tonon. "Aquela é a unidade que atende os bairros mais populosos da cidade, e a presença desse profissional em tempo integral vai ajudar bastante na melhoria do atendimento que é prestado aos pacientes que procuram o PAS", disse o prefeito.

Ao realizar a inscrição de Bocaina ao programa Mais Médicos, Soave pediu o envio de dois profissionais para o município. "Esperamos que o segundo médico não demore muito para chegar à cidade, o que iria nos ajudar a diminuir bastante a dificuldade que temos encontrado na contratação de médicos pela prefeitura", disse o prefeito.