AMBULÂNCIA VIRA MODELO

AMBULÂNCIA VIRA MODELO


Publicado em: 30/10/2013 00:00

Whatsapp

 

O chefe da central de ambulâncias da diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri, José Iraldo Androssioli Jr, esteve na tarde desta terça-feira (29) em Bocaina para conhecer a ambulância utilizada em ações de resgate e se informar sobre o trabalho realizado pela equipe de socorristas do município. A idéia, segundo ele, é adotar em Bariri o mesmo modelo de ambulância e sistema de atendimento realizado em Bocaina no socorro a casos de emergência.


A exemplo de Bocaina e outras cidades da região, Bariri optou pela não implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) devido aos altos custos do serviço para a prefeitura em relação ao número de atendimentos realizados por esse tipo de serviço em municípios de pequeno porte.


Para fugir desses custos, a prefeitura de Bocaina equipou com recursos próprios uma ambulância praticamente nos mesmos moldes da utilizada pelo Samu, treinando uma equipe de 19 socorristas para a realização do atendimento básico de socorro a casos mais graves. Desde que foi iniciado na cidade, em julho último, o serviço vem chamando atenção de outras prefeituras, interessadas na implantação de modelos semelhantes em seus municípios. Além de Bariri, a prefeitura de Boa Esperança do Sul já manifestou a intenção de adotar o mesmo sistema.


Depois de conhecer a ambulância de Bocaina e de se informar a respeito do trabalho realizado pela equipe de socorristas do município, Androssioli afirmou que a prefeitura fez a melhor escolha ao adotar serviço próprio em substituição ao Samu.


"O veículo foi muito bem adaptado e equipado e a população de Bocaina pode ter certeza de que ele está preparado para prestar um serviço nos mesmos padrões do Samu. A nossa intenção foi conhecer o projeto de Bocaina e tentar implantar um serviço semelhante em Bariri", disse Androssioli.


Ambulância


A ambulância utilizada em ações de resgate pela diretoria de Saúde da Prefeitura de Bocaina é equipada com oxímetro, aparelho de pressão, termômetro, prancha adulta e infantil para remoção, colete cervical adulto e infantil, cinto aranha para imobilização de pacientes agitados, head-block para imobilização de cabeça, banco giratório para o médico, assentos para enfermeiro e acompanhante, material hospitalar e máscaras de oxigênio.


Uma equipe de 19 socorristas recebeu em maio certificados de curso de capacitação para ações de resgate contratado pela prefeitura junto ao Senac. Essa equipe permanece de plantão 24 horas por dia, atendendo chamados para atendimentos mais graves através do telefone 192.


A equipagem da ambulância própria e a contratação do curso para o treinamento da equipe de resgate saiu a um custo inferior ao que a Prefeitura teria que gastar com um mês de serviço do Samu.


No início do novembro, a equipe que realiza o serviço estará passando por um novo curso de atualização em ações de resgate.


Leia também

Diretoria de Administração e Finanças

AUDIÊNCIA PÚBLICA – PPA 2026/2029 E LDO 2026

10/04/2025 10:00

Diretoria de Administração e Finanças

Consulta Pública Online - LDO 2026 e PPA 2026-2029

01/04/2025 16:45

Diretoria de Educação

Vestibular Univesp: Inscrições Abertas

17/02/2025 16:00

Diretoria de Administração e Finanças

Comunicado: Interrupção de Energia

12/02/2025 10:00

Diretoria de Administração e Finanças

PALESTRA : ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

16/12/2024 15:30