Um grupo de trinta pessoas iniciou na tarde desta quinta-feira, 24, cursos de capacitação profissional nas áreas de Serviços de Almoxarifado e Repositor de Mercadorias oferecidos pela Prefeitura de Bocaina através do programa Via Rápida Emprego, do governo estadual.
Lançado em 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em dois anos, segundo a secretaria estadual, o programa atendeu mais de 80 mil pessoas com oferta de cursos em diversas áreas.
Os cursos oferecidos pelo programa são intensivos para que o trabalhador possa se preparar rapidamente e ingressar com mais facilidade no mercado de trabalho. Como incentivo, os participantes recebem material didático e auxílio financeiro de 100,00 reais para alimentação e de 150,00 reais para o transporte. Desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de 210,00 reais. O valor é repassado durante o período de capacitação, seja para cursos de um, dois ou três meses. Os cursos que estão acontecendo em Bocaina terão duração de um mês.
O diretor de Desenvolvimento Econômico e Social do município, Wilson Aparecido Ruiz, disse que estes serão os primeiros de diversos cursos que a pasta pretende realizar na cidade através do programa estadual. "Já vamos abrir inscrições para o curso de Auxiliar de Departamento Pessoal, que será iniciado na última semana de novembro", informa Ruiz.